
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Rondônia | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Angela Maria Santos de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Marinaldo Felipe da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-09T01:00:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-09T01:00:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A ARTE DE ENSINAR E APRENDER GEOMETRIA COM PLATÃO: da planificação ao sólido Recurso | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973142 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem um viés mais dinâmico para quebrar paradigmas e relacionar a problematização de forma lúdica, com foco totalmente voltado teoria e prática. A atividade, confecção de sólidos geométricos a partir da planificação, teve por objetivo desenvolver a habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) EF06MA18 que visa: “Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classifica-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros”. A comunicação visual, as regras estabelecidas, a cooperação entre os grupos, a ampliação das planificações e o desfecho com um sólido/móbiles”. Para isso, trabalhou-se com metodologias diferenciadas através do lúdico, objetivando minimizar a dificuldade em se aprender e ensinar conhecimentos básicos relacionados com conceitos geométricos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 39 páginas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sólidos de Platão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| Título: dc.title | A ARTE DE ENSINAR E APRENDER GEOMETRIA COM PLATÃO: da planificação ao sólido | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT/UNIR | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Geometria | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Texto recurso educacional - ok 10.pdf | 3,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973142/2/Texto recurso educacional - ok 10.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons