REFERENTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE COM MÉTODOS ATIVOS NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE - Volume do Formador

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional de Blumenau-
Autor(es): dc.contributor.authorAraujo, Jessica-
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Mauricio Capobianco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-08T17:59:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-08T17:59:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Volume do Formador-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973139-
Resumo: dc.description.abstractEste material, intitulado Referentes para a Prática Pedagógica Docente com Métodos Ativos no Ensino Médio Profissionalizante, foi elaborado com o objetivo de apoiá-lo no planejamento de uma formação continuada em serviço baseada nos princípios dos métodos ativos para docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Sabemos que esse é um segmento de atuação profissional bastante específico, com docentes com diferentes áreas de formação. Por esse motivo, reconhecemos a importância de formação continuada em serviço para que esses profissionais se constituam enquanto professor. Os referentes aqui apresentados foram pensados como guias flexíveis, que não impõem um modelo fechado, mas que inspiram a reflexão e a construção de práticas pedagógicas fundamentadas nos métodos ativos. Com base em uma experiência prática e em uma sólida fundamentação teórica, esse produto foi desenvolvido por uma pedagoga, que em seu lugar de formadora de professores atuantes na EPTNM, buscou subsídios para compreender as especificidades dos profissionais atuantes nesse segmento. Este produto é resultado da pesquisa de mestrado intitulada “Constituir-se como professor no ensino médio profissionalizante: referentes para a prática pedagógica docente com métodos ativos” desenvolvida por Jessica Araujo e orientada pelo Prof. Dr. Mauricio Capobianco Lopes. Ela está vinculada à linha de pesquisa Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). 5 Na organização desse produto educacional, iniciamos com as sínteses teóricas sobre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, da Profissão do Professor e do Métodos ativos. Em sequência, apresentamos os referentes e como eles podem contribuir na constituição de um profissional atuante na EPTNM, com base nos princípios dos métodos ativos. Por fim, apresentamos o percurso formativo seguido por essa pesquisadora, além de algumas sugestões de materiais e recursos para a execução da formação.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos Ativos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Profissionalizante-
Título: dc.titleREFERENTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE COM MÉTODOS ATIVOS NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE - Volume do Formador-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseEnsino de Ciências Naturais e Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons