“Palavras Pretas Luzeiro”: Ensino de História através da Literatura de autoras negras

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Aleteia Maria da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-08T13:12:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-08T13:12:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.other“Palavras Pretas Luzeiro”: Ensino de História através da Literatura de autoras negraspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973135-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo a utilização da Literatura de autoras negras como ferramenta para o ensino de História na perspectiva prática da educação antirracista embasada pela Lei 10.639/2033, a luz de teorias feministas, com a utilização da produção literária existente nos acervos dos espaços de Salas de Leitura das escolas municipais do Rio de Janeiro nas quais atuo. Através da leitura dos textos, das atividades sugeridas e reflexões propostas em aula, o trabalho intenta contribuir para a construção de saberes históricos, formação de leitores críticos e combativos aos preconceitos inspirando-se, para isso, numa literatura negra e representativa, geradora do sentimento de reconhecimento e pertencimento por parte dos estudantes e da valorização dos lugares de protagonismo das mulheres negras. Assim, como resultado, foi construído como proposição didática um catálogo literário com livros de 20 autoras brasileiras, com orientação quanto à possibilidade de utilização e propostas de atividades, o qual pode servir de aporte para as aulas de História na perspectiva de uma educação antirracista, antissexista e democrática. Como fundamentação teórica, esta pesquisa buscou apresentar um breve histórico dos feminismos, entre eles o feminismo branco do Norte Global (Butler 2018, Fraser 2007, Haraway 2009); o feminismo negro norteamericano (Davis 2016, Collins 2019, hooks 2018); os feminismos subalternos (Balestrin 2020) e decolonial na África (Oyewumi 2021, McFadden, 2018), na América Latina (Lugones 2014, Curriel 2020) e, em específico, no Brasil (Gonzalez 2020, Nascimento 2021, Carneiro 2003, Ribeiro 2017). Além disso, este trabalho também se propôs a pensar as diferentes possibilidades conceituais da Literatura Negra (Cuti 1985, Duarte 2014, Marigolo 2022) e da intelectualidade das mulheres negras (hooks 1995, Xavier 2022).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.344KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype“Palavras Pretas Luzeiro”: Ensino de História através da Literatura de autoras negras-textopt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype7100KBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória;; Autoras Negras, Educação Antirracista; Ensino de História; Literatura, Feminismos; Saberes Hegemônicos; Sala de Leitura.pt_BR
Título: dc.title“Palavras Pretas Luzeiro”: Ensino de História através da Literatura de autoras negraspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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