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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UPE - Universidade de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Figueirêdo, Shirley Elias De | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Josaniel Vieira da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nobre, Alena Pimentel Mello Cabral | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Maria Fabiana da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-08T12:25:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-08T12:25:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO - DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR E PROFESSORAS FRENTE À INCLUSÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973117 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Tem-se observado um aumento de matrículas de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil; elas estão ocupando cada vez mais seu espaço escolar. Nesse contexto, evidencia-se a necessidade de garantir o acesso à inclusão e à permanência da criança autista na pré-escola. Para tanto, é preciso investigar como se dá a inclusão e a permanência dos/as estudantes com TEA nas escolas e quais desafios apresentam, além de analisar como estes podem ser enfrentados pela gestão escolar e docentes, em prol do processo inclusivo. A pesquisa respalda-se na relevância social do tema do TEA, relacionada à promoção da inclusão do/a estudante na sociedade. Sabe-se que a escola é uma instituição social que proporciona novas experiências sociais, educacionais e culturais, a partir do diálogo com uma comunidade escolar inclusiva. Nesse cenário, é também papel da escola buscar promover o acesso ao conhecimento para a gestão escolar e professores/as sobre a educação inclusiva, desmistificando ações capacitistas e minimizando barreiras atitudinais. Como fundamentos teóricos, a pesquisa está embasada nas proposições de Mantoan (2015), Grandin (2015), Mota (2020), Camargo e Bosa (2009), Ramos (2010), Luck (2006), Libâneo (2015), Souza (2022), Carmo (2016), Sassaki (2009), Orrú (2016), Cunha (2017), além de diversos ordenamentos jurídicos. Para atender o objetivo proposto, foi realizada pesquisa de campo de abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação como método de investigação e aplicação de questionários com a gestão escolar e com professoras. A análise de conteúdo de Bardin (2011) é o método de análise das respostas coletadas. A partir da análise dos dados, considerando as concepções inclusivas e os desafios apontados pelas participantes, foram realizados quatro encontros formativos “Inclusão na base da inform(ação): reflexões e conexões”, cujo tema central foi a inclusão e permanência do/a estudante com TEA. Os encontros foram realizados no CEMEI Sol, adotado como um dos campos de pesquisa, contou com a participação de representantes da gestão escolar e professoras da Educação Infantil que tinham matriculados/as em suas turmas estudantes com TEA. A partir dos encontros, foi construído o Guia pedagógico formativo “Entre relações e conexões da Inclusão Escolar: conhecer, respeitar e incluir o/a estudante com TEA na préescola”, que aponta que, para melhor lidar com os desafios pertencentes ao dia a dia das unidades de ensino, é fundamental possuir conhecimentos adequados para propor possibilidades de intervenções de qualidade contemplando as crianças autistas desde a Educação Infantil, aguçando o comprometimento e pertencimento ao processo de inclusão escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,45MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão e permanência escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Título: dc.title | DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR E PROFESSORAS FRENTE À INCLUSÃO E À PERMANÊNCIA DO/A ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA PRÉ-ESCOLA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO - DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR E PROFESSORAS FRENTE À INCLUSÃO.pdf | https://w2.solucaoatrio.net.br/upe-mn-profei/pub/ThesisViewAll.do?method=viewAll&id=6&pg_query=2563375506279977&pg_range=5 | 2,51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973117/2/DISSERTAÇÃO - DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR E PROFESSORAS FRENTE À INCLUSÃO.pdfDownload |
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