DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR E PROFESSORAS FRENTE À INCLUSÃO E À PERMANÊNCIA DO/A ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA PRÉ-ESCOLA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUPE - Universidade de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFigueirêdo, Shirley Elias De-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Josaniel Vieira da-
Autor(es): dc.contributor.authorNobre, Alena Pimentel Mello Cabral-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Maria Fabiana da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-08T12:25:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-08T12:25:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-31-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO - DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR E PROFESSORAS FRENTE À INCLUSÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973117-
Resumo: dc.description.abstractTem-se observado um aumento de matrículas de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil; elas estão ocupando cada vez mais seu espaço escolar. Nesse contexto, evidencia-se a necessidade de garantir o acesso à inclusão e à permanência da criança autista na pré-escola. Para tanto, é preciso investigar como se dá a inclusão e a permanência dos/as estudantes com TEA nas escolas e quais desafios apresentam, além de analisar como estes podem ser enfrentados pela gestão escolar e docentes, em prol do processo inclusivo. A pesquisa respalda-se na relevância social do tema do TEA, relacionada à promoção da inclusão do/a estudante na sociedade. Sabe-se que a escola é uma instituição social que proporciona novas experiências sociais, educacionais e culturais, a partir do diálogo com uma comunidade escolar inclusiva. Nesse cenário, é também papel da escola buscar promover o acesso ao conhecimento para a gestão escolar e professores/as sobre a educação inclusiva, desmistificando ações capacitistas e minimizando barreiras atitudinais. Como fundamentos teóricos, a pesquisa está embasada nas proposições de Mantoan (2015), Grandin (2015), Mota (2020), Camargo e Bosa (2009), Ramos (2010), Luck (2006), Libâneo (2015), Souza (2022), Carmo (2016), Sassaki (2009), Orrú (2016), Cunha (2017), além de diversos ordenamentos jurídicos. Para atender o objetivo proposto, foi realizada pesquisa de campo de abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação como método de investigação e aplicação de questionários com a gestão escolar e com professoras. A análise de conteúdo de Bardin (2011) é o método de análise das respostas coletadas. A partir da análise dos dados, considerando as concepções inclusivas e os desafios apontados pelas participantes, foram realizados quatro encontros formativos “Inclusão na base da inform(ação): reflexões e conexões”, cujo tema central foi a inclusão e permanência do/a estudante com TEA. Os encontros foram realizados no CEMEI Sol, adotado como um dos campos de pesquisa, contou com a participação de representantes da gestão escolar e professoras da Educação Infantil que tinham matriculados/as em suas turmas estudantes com TEA. A partir dos encontros, foi construído o Guia pedagógico formativo “Entre relações e conexões da Inclusão Escolar: conhecer, respeitar e incluir o/a estudante com TEA na préescola”, que aponta que, para melhor lidar com os desafios pertencentes ao dia a dia das unidades de ensino, é fundamental possuir conhecimentos adequados para propor possibilidades de intervenções de qualidade contemplando as crianças autistas desde a Educação Infantil, aguçando o comprometimento e pertencimento ao processo de inclusão escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,45MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão e permanência escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Título: dc.titleDESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR E PROFESSORAS FRENTE À INCLUSÃO E À PERMANÊNCIA DO/A ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA PRÉ-ESCOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
DISSERTAÇÃO - DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR E PROFESSORAS FRENTE À INCLUSÃO.pdfhttps://w2.solucaoatrio.net.br/upe-mn-profei/pub/ThesisViewAll.do?method=viewAll&id=6&pg_query=2563375506279977&pg_range=52,51 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973117/2/DISSERTAÇÃO - DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR E PROFESSORAS FRENTE À INCLUSÃO.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons