Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UPE - Universidade de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Abreu, Maria Helena Mendes de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Monte, Franciela Félix de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-08T12:18:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-08T12:18:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL - MARIA HELENA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973116 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apresentamos a cartilha "Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em Foco: Conhecimentos e Estratégias para Docentes Inclusivos", resultante da pesquisa de campo "Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): Concepções e Práticas de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Municipal da Cidade de Teresina-PI". Esta pesquisa foi desenvolvida pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Mata Norte, pela mestranda Maria Helena Mendes de Abreu, sob a orientação da Professora Dra. Franciela Félix de Carvalho Monte. É, portanto, uma cartilha direcionada aos professores, assistentes educacionais, coordenadores pedagógicos, gestores educacionais e outros atores escolares em diversas etapas da educação básica, por compreendermos que a inclusão e a estimulação adequada para alunos com TDAH são elementos fundamentais para a construção de um ambiente escolar mais justo e equitativo. Partimos do pressuposto de que compreender as concepções que os professores têm sobre o TDAH e as práticas que adotam em sala de aula é essencial para promover uma educação de qualidade que atenda às necessidades de todos esses alunos. Assim sendo, esta cartilha foi elaborada com o objetivo de compartilhar os resultados e as reflexões surgidas a partir da pesquisa acima mencionada, oferecendo orientações práticas e teóricas que podem ser aplicadas no cotidiano escolar pelos professores. Acreditamos que este material será uma valiosa contribuição para o seu trabalho como educador, fornecendo subsídios para a identificação e intervenção precoce em casos de TDAH. Ademais, fomenta um diálogo mais amplo sobre a inclusão de crianças com déficit de atenção e hiperatividade. Estamos cientes dos desafios enfrentados na sala de aula e esperamos que a cartilha não apenas esclareça dúvidas, mas também inspire novas estratégias pedagógicas que promovam um ambiente de aprendizado mais inclusivo e acolhedor. A educação é um direito de todos, e cada professor tem um papel fundamental na construção de um espaço onde todas as crianças possam aprender e se desenvolver plenamente com equidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 401KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | inclusão escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM FOCO: CONHECIMENTOS E ESTRATÉGIAS PARA DOCENTES INCLUSIVOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL - MARIA HELENA.pdf | https://w2.solucaoatrio.net.br/upe-mn-profei/pub/ThesisViewAll.do?method=viewAll&id=5&pg_query=09965716284258153&pg_range=5 | 401,08 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973116/2/PRODUTO EDUCACIONAL - MARIA HELENA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons