TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM FOCO: CONHECIMENTOS E ESTRATÉGIAS PARA DOCENTES INCLUSIVOS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUPE - Universidade de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAbreu, Maria Helena Mendes de-
Autor(es): dc.contributor.authorMonte, Franciela Félix de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-08T12:18:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-08T12:18:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL - MARIA HELENApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973116-
Resumo: dc.description.abstractApresentamos a cartilha "Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em Foco: Conhecimentos e Estratégias para Docentes Inclusivos", resultante da pesquisa de campo "Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): Concepções e Práticas de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Municipal da Cidade de Teresina-PI". Esta pesquisa foi desenvolvida pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Mata Norte, pela mestranda Maria Helena Mendes de Abreu, sob a orientação da Professora Dra. Franciela Félix de Carvalho Monte. É, portanto, uma cartilha direcionada aos professores, assistentes educacionais, coordenadores pedagógicos, gestores educacionais e outros atores escolares em diversas etapas da educação básica, por compreendermos que a inclusão e a estimulação adequada para alunos com TDAH são elementos fundamentais para a construção de um ambiente escolar mais justo e equitativo. Partimos do pressuposto de que compreender as concepções que os professores têm sobre o TDAH e as práticas que adotam em sala de aula é essencial para promover uma educação de qualidade que atenda às necessidades de todos esses alunos. Assim sendo, esta cartilha foi elaborada com o objetivo de compartilhar os resultados e as reflexões surgidas a partir da pesquisa acima mencionada, oferecendo orientações práticas e teóricas que podem ser aplicadas no cotidiano escolar pelos professores. Acreditamos que este material será uma valiosa contribuição para o seu trabalho como educador, fornecendo subsídios para a identificação e intervenção precoce em casos de TDAH. Ademais, fomenta um diálogo mais amplo sobre a inclusão de crianças com déficit de atenção e hiperatividade. Estamos cientes dos desafios enfrentados na sala de aula e esperamos que a cartilha não apenas esclareça dúvidas, mas também inspire novas estratégias pedagógicas que promovam um ambiente de aprendizado mais inclusivo e acolhedor. A educação é um direito de todos, e cada professor tem um papel fundamental na construção de um espaço onde todas as crianças possam aprender e se desenvolver plenamente com equidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent401KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do déficit de atenção e hiperatividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectprofessorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinclusão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagempt_BR
Título: dc.titleTRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM FOCO: CONHECIMENTOS E ESTRATÉGIAS PARA DOCENTES INCLUSIVOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
PRODUTO EDUCACIONAL - MARIA HELENA.pdfhttps://w2.solucaoatrio.net.br/upe-mn-profei/pub/ThesisViewAll.do?method=viewAll&id=5&pg_query=09965716284258153&pg_range=5401,08 kBAdobe PDF/bitstream/capes/973116/2/PRODUTO EDUCACIONAL - MARIA HELENA.pdfDownload

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