O USO DE APLICATIVOS DE COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA OU ALTERNATIVA: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUPE - Universidade de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Jeyse Anny Bezerra de-
Autor(es): dc.contributor.authorNobre, Alena Pimentel Mello Cabral-
Autor(es): dc.contributor.authorMarcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Ernani Martins dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-08T12:04:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-08T12:04:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-22-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO - JEYSE ANNY BEZERRApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973114-
Resumo: dc.description.abstractA Educação Inclusiva tem proporcionado o crescimento das matrículas de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, em salas comuns, o que demanda um trabalho conjunto de toda equipe escolar para atender às especificidades de cada estudante a partir dos planos individualizados. Diante das estratégias para estruturar a Educação Inclusiva, o professor do Atendimento Educacional Especializado surge como um profissional essencial para articular toda equipe escolar, família e equipe multidisciplinar, objetivando atender às singularidades daquele estudante que é acompanhado por todos. Neste contexto, cabe destacar os estudantes que apresentam linguagem não verbal ou linguagem oral não funcional, ou seja, com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC), que demandam a implementação de estratégias de Comunicação Aumentativa ou Alternativa (CAA) em todos os contextos em que convive. Cabe ao professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) selecionar recursos de Comunicação Aumentativa ou Alternativa (CAA) que viabilizem uma comunicação eficiente. Este estudo teve como objetivo geral, analisar a compreensão de professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado, em redes municipais de ensino, quanto ao uso e aplicabilidade dos aplicativos de Comunicação Aumentativa ou Alternativa na sua prática pedagógica com os estudantes que apresentam linguagem não verbal ou linguagem oral não funcional. Como objetivos específicos, este estudo buscou identificar quais são os aplicativos comumente utilizados pelos docentes; descrever o que os professores sabem sobre os aplicativos, suas percepções quanto à funcionalidade dos mesmos; e analisar a frequência e o modo com que utilizam os aplicativos junto aos estudantes do Atendimento Educacional Especializado. Trata-se de um estudo com metodologia de natureza exploratória, quanti-qualitativa, caracterizando-se como pesquisa do tipo “estratégia explicativa sequencial”. Foram utilizados dois tipos de instrumento de coleta de dados: questionário online e entrevista semiestruturada, com amostra de 144 professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado, nas redes municipais de ensino do Recife e Jaboatão dos Guararapes. Os resultados apontam uma realidade diversa quanto ao conhecimento e uso dos aplicativos em relação ao modo e frequência de uso, bem como a necessidade de disponibilização de equipamentos adequados e atualizados, tanto para o estudante quanto para as Salas de Recursos Multifuncionais, oferta de formação continuada de forma frequente e aprofundada, com vivências práticas para os professores do Atendimento Educacional Especializado. Foi proposto como produto educacional, um curso online, abrangendo temas como a Tecnologia Assistiva na Escola Inclusiva; Comunicação Aumentativa ou Alternativa: Conceito, Estratégias, Princípios, Atividades e Apoios no contexto escolar inclusivo; Aplicativos e softwares de Comunicação Aumentativa ou Alternativa e sua aplicabilidade no contexto educacional inclusivo e, por fim, a Prática pedagógica com o uso dos aplicativos de Comunicação Aumentativa ou Alternativa. Com base nos resultados desta pesquisa, conclui-se que, embora muitos professores reconheçam a importância pedagógica dos aplicativos de Comunicação Aumentativa ou Alternativa (CAA) para estudantes com Necessidades Complexas de Comunicação, ainda há desafios significativos no que tange ao uso frequente desses recursos. Assim, o estudo reforça a urgência de investimentos em formação e infraestrutura para fortalecer a prática pedagógica inclusiva. A partir desta pesquisa, espera-se contribuir para ampliar as discussões sobre o uso dos aplicativos de Comunicação Aumentativa ou Alternativa utilizados na prática do professor que atua no Atendimento Educacional Especializado, junto aos estudantes que apresentam Necessidades Complexas de Comunicação e fomentar o uso.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,02MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectComunicação Alternativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos de Comunicação Aumentativa ou Alternativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
Título: dc.titleO USO DE APLICATIVOS DE COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA OU ALTERNATIVA: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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DISSERTAÇÃO - JEYSE ANNY BEZERRA.pdfhttps://w2.solucaoatrio.net.br/upe-mn-profei/pub/ThesisViewAll.do?method=viewAll&id=4&pg_query=03148264732569184&pg_range=52.07 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973114/1/DISSERTAÇÃO - JEYSE ANNY BEZERRA.pdfDownload

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