ELABORAÇÃO DE MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA A RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM IPOJUCA/PE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUPE - Universidade de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRameh, Gabriella Veríssimo Dantas-
Autor(es): dc.contributor.authorRufino, Maria Aparecida da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Pedro Franco de-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Evanilson Landim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-08T11:28:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-08T11:28:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO - ELABORAÇÃO DE MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973113-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação relata uma pesquisa realizada com o objetivo de elaborar um material potencialmente significativo, em colaboração com as professoras das Escolas Municipais de Tempo Integral no campo, visando à Recomposição da Aprendizagem matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, numa perspectiva inclusiva e embasada na Aprendizagem Significativa, através de uma formação continuada. Para isso, investigou-se as percepções que estas professoras possuíam sobre as lacunas cognitivas em matemática advindas do período pandêmico, e como uma formação continuada, embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, poderia apoiar na elaboração de uma proposta didática inclusiva para a recomposição dessas aprendizagens. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caracterizada como pesquisa-ação, seguiu o modelo de Hugues Dionne, envolvendo quatro etapas: identificação, projeção, realização e avaliação. Os dados coletados evidenciaram que as habilidades relacionadas ao desenvolvimento do Sentido Numérico nas operações de adição e subtração foram as mais afetadas pela pandemia, sendo prioritárias para a intervenção pedagógica. Diante disso, foi elaborado e executado um curso de extensão, a fim de fornecer subsídios teóricos e epistemológicos para embasar as professoras na elaboração de materiais que intencionem ser potencialmente significativos para a Recomposição das Aprendizagens sobre o Sentido Numérico. As participantes foram três professoras das escolas mencionadas, e os dados foram coletados por meio de questionários, nuvem de palavras, mapa conceitual e da aula expositiva e dialogada desenvolvidas durante o curso de extensão, realizado virtualmente, com encontros síncronos via Google Meet e assíncronos pelo Google Classroom. A pesquisa mostrou que as professoras reconheceram a importância de basear suas práticas em teorias pedagógicas e matemáticas. Embora a Teoria da Aprendizagem Significativa seja complexa, elas conseguiram compreender e aplicar alguns de seus princípios na proposta didática inclusiva. No campo matemático, inicialmente, havia pouca familiaridade com os conceitos de Sentido Numérico, mas, após o curso de extensão, houve progresso, embora ainda fosse necessária clareza na aplicação prática desses conceitos. As professoras também perceberam que a Recomposição das Aprendizagens está alinhada com os princípios da Educação Inclusiva, ampliando seu conhecimento sobre ambas as temáticas. No entanto, ainda encontraram dificuldades para conceituar e aplicar esses princípios em suas práticas de sala de aula. Com base nos dados coletados durante o curso de extensão, foi desenvolvido o escopo da proposta didática inclusiva pela pesquisadora. As professoras tiveram a oportunidade de contribuir por meio do Google Classroom, mas, devido a compromissos pessoais e profissionais, nem todas puderam participar ativamente. A proposta final representa um avanço importante na Recomposição das Aprendizagens dos estudantes, alinhando-se aos princípios da Educação Inclusiva e da Aprendizagem Significativa Ausubeliana. Com a intenção de ser um material potencialmente significativo, essa proposta de recurso aberto, pode ser compartilhada no portal do Sistema Educacional do Ipojuca (SEI), ficando acessível a todos os professores da Rede Municipal de Ipojuca/PE, e assim contribuindo para o fortalecimento da Educação Inclusiva no município.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecomposição das Aprendizagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSentido Numéricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa Ausubelianapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
Título: dc.titleELABORAÇÃO DE MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA A RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM IPOJUCA/PEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
DISSERTAÇÃO - ELABORAÇÃO DE MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO.pdfhttps://w2.solucaoatrio.net.br/upe-mn-profei/pub/ThesisViewAll.do?method=viewAll&id=3&pg_query=35818556352732067&pg_range=510,31 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973113/2/DISSERTAÇÃO - ELABORAÇÃO DE MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons