TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MUNICIPAL DA CIDADE DE TERESINA-PI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUPE - Universidade de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAbreu, Maria Helena Mendes de-
Autor(es): dc.contributor.authorMonte, Franciela Félix de Carvalho-
Autor(es): dc.contributor.authorLira, Mirtes Ribeiro de-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Marcelo Silva de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-08T12:14:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-08T12:14:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO - TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973111-
Resumo: dc.description.abstractO Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é compreendido como um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado pela tríade desatenção-impulsividadehiperatividade, afetando a aprendizagem, o desenvolvimento emocional e social dos estudantes. Constitui-se, portanto, num dilema para os professores no processo de inclusão escolar. Assim sendo, partindo-se de uma evidente lacuna empírica, a pesquisa tem como objetivo compreender a percepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Teresina sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a inclusão destes estudantes na rede regular de ensino. Para tanto, o estudo foi realizado com a participação de 46 professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de educação da cidade de Teresina - PI. Os dados coletados foram a partir de questionários e entrevistas com 18 professores que tiveram ou tem experiências com alunos com TDAH nos últimos dois anos. As informações foram analisadas utilizando-se de estatísticas descritivas e inferenciais (dados quantitativos) e análise de conteúdo (para análise das entrevistas e das respostas às questões abertas dos questionários iniciais). Os achados da pesquisa revelaram que, apesar da escassez de apoio profissional e da falta de envolvimento familiar, os educadores demonstram um considerável conhecimento sobre o transtorno e apresentam estratégias e intervenções adequadas para atender às necessidades de alunos com TDAH. Esse cenário evidencia a capacidade dos docentes de adaptarem suas abordagens pedagógicas, mesmo diante das limitações institucionais. Além disso, a pesquisa resultou também no produto educacional (Cartilha sobre TDAH) para atender às demandas da população pesquisada por meio deste estudo e outros atores educacionais. Dessa forma, a pesquisa contribuiu social e academicamente com a formação docente continuada para o fomento da prática pedagógica em TDAH.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,07MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do déficit de atenção e hiperatividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectprofessorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinclusão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagempt_BR
Título: dc.titleTRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MUNICIPAL DA CIDADE DE TERESINA-PIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
DISSERTAÇÃO - TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH).pdfhttps://w2.solucaoatrio.net.br/upe-mn-profei/pub/ThesisViewAll.do?method=viewAll&id=5&pg_query=09965716284258153&pg_range=51.1 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973111/2/DISSERTAÇÃO - TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH).pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons