Copa Scratch: criando jogos e animes de forma divertida

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRoberto da Silveira Junior, Carlos-
Autor(es): dc.contributor.authorHenrique Fonseca Veiga, Ricardo-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira Junior, Cloves-
Autor(es): dc.contributor.authorde Castro Santana, Dulcineia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-07T18:41:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-07T18:41:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/channel/UC5hCWUafhJM-lwdGgZK0Npg-
identificador: dc.identifier.otherCopa Scratch - Curso Onlinept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973104-
Resumo: dc.description.abstractA programação é compreendida como uma competência importante no desenvolvimento de habilidades para a solução de problemas. Assim, ressalta-se que nas primeiras idades é considerada valiosa, sendo necessários estudos de investigação para analisar a complexidade do assunto e dos estereótipos negativos associados à área. No projeto aqui apresentado, alunos do 8º e 9º ano da rede pública municipal de Goiânia foram convidados a participar de oficinas de capacitação em programação por meio do uso de uma linguagem interativa e que não demanda conhecimentos prévios de programação, conhecida como Scratch. O Scratch engendra uma abordagem bottom-up, que começa com o uso de blocos individuais que permitem a criação de jogos e animações de forma fácil e divertida. O projeto Copa Scratch buscou, por meio de uma interface visual e intuitiva, levar conceitos iniciais e relevantes de programação para os alunos do projeto mediante a realização de oficinas de programação que adotam o uso de metodologias ativas e que estimulam o desenvolvimento de Jogos e Animes visando alcançar mais envolvimento dos alunos. Durante a realização do projeto, além do ensino de programação, priorizou-se o desenvolvimento de soft skills e de práticas importantes nos dias atuais, tais como o trabalho em equipe, a divisão de tarefas, a pesquisa tecnológica e científica, a documentação da programação e a liderança e administração do tempo. Ao final do projeto, as atividades desenvolvidas pelos alunos e professores participantes e os efeitos do uso do Scratch no desenvolvimento educacional foram analisadas.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectScratchpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProgramaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProgramaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCriatividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnimaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogospt_BR
Título: dc.titleCopa Scratch: criando jogos e animes de forma divertidapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseEngenharia de Controle e Automaçãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProjeto de Ensinopt_BR
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