Caminhos para a aprendizagem da Língua Portuguesa escrita para pessoas surdas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUPE - Universidade de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPontes, Adriana Bezerra de Lima Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Tarcia Regina da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-07T13:44:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-07T13:44:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-21-
identificador: dc.identifier.otherADRIANA PONTES - PRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973099-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno foi elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI como produto final da dissertação intitulada “Estratégias de ensino e aprendizagem do português escrito como L2 para estudantes surdos/as com distorção idade/série”. Em formato digital, o caderno destina-se a educadores, à comunidade surda e à população em geral. Ele possui a finalidade de contribuir para a prática docente, no que se refere ao ensino de língua portuguesa para pessoas surdas, a partir dos dados coletados na referida pesquisa e, da mesma maneira, almeja apontar para a necessidade da relevância da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e de uma pedagogia visual neste percurso. A aprendizagem da Língua Portuguesa escrita para pessoas surdas em uma perspectiva de letramento ainda é um desafio. Ela não acontece pelos mesmos métodos e estratégias usados para a pessoa ouvinte, já que nela é recorrente o uso de recursos sonoros. Numa direção diferente, a pessoa surda se apropria da Língua Portuguesa escrita por meio de recursos visuais. Nesse processo, é importante lembrar do fato de a Libras ser a primeira língua para a pessoa surda, já que ela facilitará o aprendizado da Língua Portuguesa escrita. É nesta perspectiva que este caderno se pauta: a pessoa surda primeiro aprendeu a Libras e está no percurso da aprendizagem da Língua Portuguesa escrita.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,05MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês Escritopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes surdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDistorção idade/sériept_BR
Título: dc.titleCaminhos para a aprendizagem da Língua Portuguesa escrita para pessoas surdaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
ADRIANA PONTES - PRODUTO EDUCACIONAL.pdfhttps://w2.solucaoatrio.net.br/upe-mn-profei/pub/ThesisViewAll.do?method=viewAll&id=1&pg_query=8232399603683173&pg_range=52,1 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973099/2/ADRIANA PONTES - PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons