Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UPE - Universidade de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pontes, Adriana Bezerra de Lima Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Tarcia Regina da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-07T13:44:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-07T13:44:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | ADRIANA PONTES - PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973099 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno foi elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI como produto final da dissertação intitulada “Estratégias de ensino e aprendizagem do português escrito como L2 para estudantes surdos/as com distorção idade/série”. Em formato digital, o caderno destina-se a educadores, à comunidade surda e à população em geral. Ele possui a finalidade de contribuir para a prática docente, no que se refere ao ensino de língua portuguesa para pessoas surdas, a partir dos dados coletados na referida pesquisa e, da mesma maneira, almeja apontar para a necessidade da relevância da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e de uma pedagogia visual neste percurso. A aprendizagem da Língua Portuguesa escrita para pessoas surdas em uma perspectiva de letramento ainda é um desafio. Ela não acontece pelos mesmos métodos e estratégias usados para a pessoa ouvinte, já que nela é recorrente o uso de recursos sonoros. Numa direção diferente, a pessoa surda se apropria da Língua Portuguesa escrita por meio de recursos visuais. Nesse processo, é importante lembrar do fato de a Libras ser a primeira língua para a pessoa surda, já que ela facilitará o aprendizado da Língua Portuguesa escrita. É nesta perspectiva que este caderno se pauta: a pessoa surda primeiro aprendeu a Libras e está no percurso da aprendizagem da Língua Portuguesa escrita. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,05MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Português Escrito | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes surdos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Distorção idade/série | pt_BR |
Título: dc.title | Caminhos para a aprendizagem da Língua Portuguesa escrita para pessoas surdas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ADRIANA PONTES - PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | https://w2.solucaoatrio.net.br/upe-mn-profei/pub/ThesisViewAll.do?method=viewAll&id=1&pg_query=8232399603683173&pg_range=5 | 2,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973099/2/ADRIANA PONTES - PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons