Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Vanessa Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Sebastiana Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-07T12:47:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-07T12:47:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Vanessa Cristina Alves - Recurso | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973098 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro interativo, foi elaborado como recurso educacional e sua criação sintetiza os resultados obtidos pela pesquisa intitulada Indispensabilidades formativas nos anos iniciais do ensino fundamental: A formação dos professores regentes para a alfabetização e letramento de estudantes da Educação Especial, de autoria de Vanessa Cristina Alves, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Sebastiana de Almeida Souza. Sua elaboração, é requisito obrigatório ao Programa de Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI), junto com o texto da dissertação que para este estudo, objetivou analisar qual a formação de professoras regentes dos anos iniciais do ensino fundamental para alfabetizar e letrar estudantes da Educação Especial por meio de entrevista semiestruturada. Assim, este livro tem a finalidade de informar, compartilhar e favorecer novas discussões sobre as especificidades de formação dos professores regentes para a alfabetização e letramento de alunos com deficiência, TGD e altas habilidades nos anos iniciais do ensino fundamental, alicerçados no desenvolvimento de habilidades e competências estabelecidas pela BNCC e a Escola Cuiabana. Sua organização, será a partir de Unidades Temáticas correlacionadas ao estudo, a fim de proporcionar momentos de reflexão e aprofundamento do conhecimento sobre os fundamentos teóricos que corroboram com os temas desenvolvidos na pesquisa, além de documentos legislativos que amparam a proposta do estudo. Espera-se, que este e-book interativo possa contribuir para novas discussões sobre o contexto de formação dos professores regentes, seja inicial, continuada e/ou em serviço, para o processo de alfabetização e letramento de estudantes com deficiência, TGD e altas habilidades nos iniciais do ensino fundamental, favorecendo este processo de escolarização como um direito social e pessoal dos estudantes da Educação Especial. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,59MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | formação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | alfabetização e letramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação especial | pt_BR |
Título: dc.title | Indispensabilidades formativas para a alfabetização e letramento na educação especial | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Vanessa Cristina Alves - Recurso.pdf | https://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/13963 | 2,66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973098/2/Vanessa Cristina Alves - Recurso.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons