Indispensabilidades formativas para a alfabetização e letramento na educação especial

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFMT - Universidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Vanessa Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Sebastiana Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-07T12:47:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-07T12:47:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-18-
identificador: dc.identifier.otherVanessa Cristina Alves - Recursopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973098-
Resumo: dc.description.abstractEste livro interativo, foi elaborado como recurso educacional e sua criação sintetiza os resultados obtidos pela pesquisa intitulada Indispensabilidades formativas nos anos iniciais do ensino fundamental: A formação dos professores regentes para a alfabetização e letramento de estudantes da Educação Especial, de autoria de Vanessa Cristina Alves, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Sebastiana de Almeida Souza. Sua elaboração, é requisito obrigatório ao Programa de Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI), junto com o texto da dissertação que para este estudo, objetivou analisar qual a formação de professoras regentes dos anos iniciais do ensino fundamental para alfabetizar e letrar estudantes da Educação Especial por meio de entrevista semiestruturada. Assim, este livro tem a finalidade de informar, compartilhar e favorecer novas discussões sobre as especificidades de formação dos professores regentes para a alfabetização e letramento de alunos com deficiência, TGD e altas habilidades nos anos iniciais do ensino fundamental, alicerçados no desenvolvimento de habilidades e competências estabelecidas pela BNCC e a Escola Cuiabana. Sua organização, será a partir de Unidades Temáticas correlacionadas ao estudo, a fim de proporcionar momentos de reflexão e aprofundamento do conhecimento sobre os fundamentos teóricos que corroboram com os temas desenvolvidos na pesquisa, além de documentos legislativos que amparam a proposta do estudo. Espera-se, que este e-book interativo possa contribuir para novas discussões sobre o contexto de formação dos professores regentes, seja inicial, continuada e/ou em serviço, para o processo de alfabetização e letramento de estudantes com deficiência, TGD e altas habilidades nos iniciais do ensino fundamental, favorecendo este processo de escolarização como um direito social e pessoal dos estudantes da Educação Especial.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,59MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectformaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectalfabetização e letramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação especialpt_BR
Título: dc.titleIndispensabilidades formativas para a alfabetização e letramento na educação especialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Vanessa Cristina Alves - Recurso.pdfhttps://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/139632,66 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973098/2/Vanessa Cristina Alves - Recurso.pdfDownload

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