INDISPENSABILIDADES FORMATIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES REGENTES PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFMT - Universidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Vanessa Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Sebastiana Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorBenassi, Claudio Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Tatiane Lebre-
Autor(es): dc.contributor.authorCovezzi, Marta Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-07T12:45:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-07T12:45:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-18-
identificador: dc.identifier.otherVanessa Cristina Alves - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973097-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, propôs demonstrar as indispensabilidades formativas dos professores regentes dos anos iniciais do ensino fundamental, por compreender que o processo de alfabetização e letramento, é um direito social e individual dos estudantes da Educação Especial e direito e deve ser vinculado aos documentos norteadores de competências e habilidades, nacional e municipal. Desta maneira, formulou-se três perguntas de pesquisa, sendo elas: A) Quais as indispensabilidades formativas na formação inicial, continuada e/ou em serviço dos professores regentes, para alfabetizar e letrar estudantes da Educação Especial? B) Qual a necessidade de formação destes professores regentes mediante suas experiências no chão da escola para que o processo de alfabetização e o letramento dos estudantes da Educação Especial em sala de aula regular ocorra efetivamente? C) As formações continuadas ou em serviço que os professores regentes dos anos iniciais do ensino fundamental, possuem e recebem, os capacitam para compreender como contemplar as habilidades essenciais previstas pela BNCC para os estudantes da Educação Especial? Por conseguinte, para respondê-las delineou-se os seguintes objetivos: 1) Analisar a formação dos professores regentes dos anos iniciais do ensino fundamental para a alfabetização e letramento de estudantes da Educação Especial. 2) Especificar o tipo de formação que os professores regentes dos anos iniciais do ensino fundamental dispõem, de forma inicial e continuada e obtém em serviço, para alfabetizar e letrar estudantes com deficiência, TGD e altas habilidades/ superdotação. 3) Discutir as indispensabilidades formativas do professor regente para alfabetizar e letrar estudantes da educação especial, de acordo com suas vivencias e experiências diárias em sala de aula.4) Propor reflexões sobre a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e o processo de alfabetização e letramento para estudantes da Educação Especial a partir do direcionamento de competências e habilidades prevista pela BNCC e pela Política Educacional Municipal. Para fundamentar a base teórica deste estudo, realizou-se um delineamento bibliográfico por meio de livros impressos e eletrônicos, artigos, teses e dissertações, além do levantamento documental das principais legislações que corroboram com o estudo. Deste modo, esta pesquisa se inseriu na perspectiva qualitativa e exploratória por meio de uma pesquisaação, em que se utilizou como instrumento a entrevista semiestruturada por meio de um roteiro com questões correlacionadas aos objetivos delineados. Para a análise de dados e discussão dos resultados, a metodologia proposta fundamentou-se na perspectiva enunciativo discursiva Bakhtiniana para a reflexão de conceitos teóricos de alteridade e do excedente de visão, constituído pela voz do professor, como participante do processo reflexivo. E ainda se alicerçou em outros autores, como Mantoan, Mendes, Vygotsky, Nóvoa, Góes e outros referenciais teóricos relevantes para a pesquisa. Em consequência de todo o percurso traçado, conseguiu-se responder às perguntas propostas para esta pesquisa, e por meio da “voz” dos professores regentes alcançamos os objetivos deste estudo que demonstrou que as necessidades formativas dos professores regentes desde a formação inicial, continuada e em serviço devem ser repensadas, pois ainda não capacita o professor para o processo de alfabetização e letramento de estudantes da educação especial de acordo com documentos norteadores de competências e habilidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,04MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectformaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectalfabetização e letramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação especialpt_BR
Título: dc.titleINDISPENSABILIDADES FORMATIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES REGENTES PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

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Vanessa Cristina Alves - Dissertação.pdfhttps://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/139631.07 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973097/2/Vanessa Cristina Alves - Dissertação.pdfDownload

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