Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Lilian Paz Gonçalves da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Márcia de Moura | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Criseida Rowena Zabotto de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Sebastiana Almeida de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bartolomei, Nayara Piovesan | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Perla Haydee da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-07T12:05:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-07T12:05:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação - LÍLIAN PAZ GONÇALVES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973095 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O processo de identificação e atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação ainda é pouco conhecido nos espaços escolares e muitas são as barreiras encontradas para o reconhecimento de estudantes com habilidades acima da média, tornando-se imprescindível que os professores, tanto da sala de ensino regular como da Sala de Recursos Multifuncional (SRM), tenham formação e orientação adequada para o reconhecimento dessas características, formas de identificação, atendimento e desenvolvimento de práticas inclusivas e enriquecedoras que estimulem o potencial criativo desse público. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo investigar os processos formativos da docência, propostos e desenvolvidos pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação - NAAH/S, do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial – CASIES, vinculado à Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso, com vistas à elaboração de um Guia Educacional para auxiliar os professores no processo de identificação e atendimento dos estudantes com AH/SD. De abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, este trabalho tem como embasamento teórico a teoria das Inteligências Múltiplas (Gardner,1994) e a teoria dos Três Anéis (Renzulli,2004) que favorecem, através dos conceitos de inteligência e de altas habilidades/superdotação, a identificação do estudante com AH/SD. Para os procedimentos investigativos dessa pesquisa utilizamos, como instrumentos para obtenção de dados, duas vias de coleta: análise documental e questionário. Participaram deste estudo 3 professores formadores do NAAH/S - MT e 17 professores da SRM cursistas das formações desenvolvidas pelo núcleo, no período compreendido entre os anos de 2021 e 2022. Os dados obtidos nesta pesquisa foram analisados e categorizados conforme a análise de conteúdo proposto por Laurence Bardin (2016). Os resultados obtidos evidenciaram algumas dificuldades e necessidades que os professores têm em relação à identificação/atendimento dos estudantes com AH/SD. A partir da análise dos dados coletados e de sua discussão, foram levantados os conteúdos para a elaboração de um recurso educacional que, nesse caso se caracteriza como um Guia Educacional, objetivando oferecer apoio, suporte e orientação aos professores, em relação à identificação e atendimento dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. No guia propomos oferecer orientações práticas que respondam às necessidades apontadas pelos professores participantes do estudo, incluindo a conceituação teórica utilizada no processo de identificação das AH/SD, o amparo legal previsto na legislação, as características e indicadores dos estudantes com AH/SD, os mitos, bem como as estratégias de identificação e avaliação desses estudantes no contexto educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,71MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Altas Habilidades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Superdotação | pt_BR |
Título: dc.title | ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: GUIA EDUCACIONAL COMO SUBSÍDIO PARA IDENTIFICAÇÃO E ATENDIMENTO DOS ESTUDANTES EM MATO GROSSO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - LÍLIAN PAZ GONÇALVES.pdf | https://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/13963 | 4,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973095/2/Dissertação - LÍLIAN PAZ GONÇALVES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons