ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: GUIA EDUCACIONAL COMO SUBSÍDIO PARA IDENTIFICAÇÃO E ATENDIMENTO DOS ESTUDANTES EM MATO GROSSO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFMT - Universidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Lilian Paz Gonçalves da-
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Márcia de Moura-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Criseida Rowena Zabotto de-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Sebastiana Almeida de-
Autor(es): dc.contributor.authorBartolomei, Nayara Piovesan-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Perla Haydee da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-07T12:05:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-07T12:05:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-14-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - LÍLIAN PAZ GONÇALVESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973095-
Resumo: dc.description.abstractO processo de identificação e atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação ainda é pouco conhecido nos espaços escolares e muitas são as barreiras encontradas para o reconhecimento de estudantes com habilidades acima da média, tornando-se imprescindível que os professores, tanto da sala de ensino regular como da Sala de Recursos Multifuncional (SRM), tenham formação e orientação adequada para o reconhecimento dessas características, formas de identificação, atendimento e desenvolvimento de práticas inclusivas e enriquecedoras que estimulem o potencial criativo desse público. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo investigar os processos formativos da docência, propostos e desenvolvidos pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação - NAAH/S, do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial – CASIES, vinculado à Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso, com vistas à elaboração de um Guia Educacional para auxiliar os professores no processo de identificação e atendimento dos estudantes com AH/SD. De abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, este trabalho tem como embasamento teórico a teoria das Inteligências Múltiplas (Gardner,1994) e a teoria dos Três Anéis (Renzulli,2004) que favorecem, através dos conceitos de inteligência e de altas habilidades/superdotação, a identificação do estudante com AH/SD. Para os procedimentos investigativos dessa pesquisa utilizamos, como instrumentos para obtenção de dados, duas vias de coleta: análise documental e questionário. Participaram deste estudo 3 professores formadores do NAAH/S - MT e 17 professores da SRM cursistas das formações desenvolvidas pelo núcleo, no período compreendido entre os anos de 2021 e 2022. Os dados obtidos nesta pesquisa foram analisados e categorizados conforme a análise de conteúdo proposto por Laurence Bardin (2016). Os resultados obtidos evidenciaram algumas dificuldades e necessidades que os professores têm em relação à identificação/atendimento dos estudantes com AH/SD. A partir da análise dos dados coletados e de sua discussão, foram levantados os conteúdos para a elaboração de um recurso educacional que, nesse caso se caracteriza como um Guia Educacional, objetivando oferecer apoio, suporte e orientação aos professores, em relação à identificação e atendimento dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. No guia propomos oferecer orientações práticas que respondam às necessidades apontadas pelos professores participantes do estudo, incluindo a conceituação teórica utilizada no processo de identificação das AH/SD, o amparo legal previsto na legislação, as características e indicadores dos estudantes com AH/SD, os mitos, bem como as estratégias de identificação e avaliação desses estudantes no contexto educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,71MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAltas Habilidadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotaçãopt_BR
Título: dc.titleALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: GUIA EDUCACIONAL COMO SUBSÍDIO PARA IDENTIFICAÇÃO E ATENDIMENTO DOS ESTUDANTES EM MATO GROSSOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Dissertação - LÍLIAN PAZ GONÇALVES.pdfhttps://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/139634,83 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973095/2/Dissertação - LÍLIAN PAZ GONÇALVES.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons