Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Amorim, Juscilene Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Márcia de Moura | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Luiz Alexandre Barbosa de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Ângela Fátima da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-07T11:47:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-07T11:47:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | JUSCILENE DIAS AMORIM - Recurso | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973094 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material é resultado da pesquisa realizada durante o curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI, que faz parte da Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva. O caráter interdisciplinar do mestrado, vinculado teoria à prática, requer que o trabalho de conclusão do curso (Dissertação) ocorra de forma integrada ao desenvolvimento e aplicação de um recurso educacional. A construção deste recurso educacional, em forma de Guia Orientativo, considerou os documentos norteadores da Educação Especial com perspectiva na Educação Inclusiva, bem como os resultados obtidos durante a pesquisa e as contribuições dos participantes na aplicação e avaliação do produto. Buscando contribuir para novas práticas educativas e na melhoria dos processos de inclusão no contexto da Educação Infantil e Ensino Fundamental, todo o material foi construído com o intuito de servir como suporte pedagógico aos docentes que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais, podendo ser utilizado nos atendimentos de estudantes com necessidades educacionais. Partindo deste viés, o presente material está estruturado e organizado da seguinte forma: primeiramente, apresenta os pressupostos teóricos que embasam a sua construção, e em seguida, apresenta sugestões de materiais que podem ser construídos na impressora 3D e que auxiliam no desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores, além da aplicabilidade do material. Nesta perspectiva, tal recurso não tem a pretensão de dar prescrições de como o professor vai trabalhar na Sala de Recursos Multifuncionais e nem como conduzir o Atendimento Educacional Especializado, mas sim contribuir com ideias e sugestões que podem ser aplicadas e aprimoradas no ambiente educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,99MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Regular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de Recursos Multifuncionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | impressora 3D | pt_BR |
Título: dc.title | GUIA ORIENTATIVO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA ESCOLA REGULAR E O USO DA IMPRESSORA 3D | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JUSCILENE DIAS AMORIM - Recurso.pdf | 4,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973094/2/JUSCILENE DIAS AMORIM - Recurso.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons