GUIA ORIENTATIVO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA ESCOLA REGULAR E O USO DA IMPRESSORA 3D

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFMT - Universidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAmorim, Juscilene Dias-
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Márcia de Moura-
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Luiz Alexandre Barbosa de-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Ângela Fátima da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-07T11:47:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-07T11:47:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-14-
identificador: dc.identifier.otherJUSCILENE DIAS AMORIM - Recursopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973094-
Resumo: dc.description.abstractEste material é resultado da pesquisa realizada durante o curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI, que faz parte da Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva. O caráter interdisciplinar do mestrado, vinculado teoria à prática, requer que o trabalho de conclusão do curso (Dissertação) ocorra de forma integrada ao desenvolvimento e aplicação de um recurso educacional. A construção deste recurso educacional, em forma de Guia Orientativo, considerou os documentos norteadores da Educação Especial com perspectiva na Educação Inclusiva, bem como os resultados obtidos durante a pesquisa e as contribuições dos participantes na aplicação e avaliação do produto. Buscando contribuir para novas práticas educativas e na melhoria dos processos de inclusão no contexto da Educação Infantil e Ensino Fundamental, todo o material foi construído com o intuito de servir como suporte pedagógico aos docentes que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais, podendo ser utilizado nos atendimentos de estudantes com necessidades educacionais. Partindo deste viés, o presente material está estruturado e organizado da seguinte forma: primeiramente, apresenta os pressupostos teóricos que embasam a sua construção, e em seguida, apresenta sugestões de materiais que podem ser construídos na impressora 3D e que auxiliam no desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores, além da aplicabilidade do material. Nesta perspectiva, tal recurso não tem a pretensão de dar prescrições de como o professor vai trabalhar na Sala de Recursos Multifuncionais e nem como conduzir o Atendimento Educacional Especializado, mas sim contribuir com ideias e sugestões que podem ser aplicadas e aprimoradas no ambiente educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,99MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola Regularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de Recursos Multifuncionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectimpressora 3Dpt_BR
Título: dc.titleGUIA ORIENTATIVO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA ESCOLA REGULAR E O USO DA IMPRESSORA 3Dpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
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