EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA ESCOLA REGULAR E O USO DA IMPRESSORA 3D: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A MEDIAÇÃO DO ENSINO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFMT - Universidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAmorim, Juscilene Dias-
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Márcia de Moura-
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, ÂNGELA FÁTIMA DA-
Autor(es): dc.contributor.authorFREITAS, LUIZ ALEXANDRE BARBOSA DE-
Autor(es): dc.contributor.authorBARTOLOMEI, NAYARA PIOVESAN-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, PERLA HAYDEE DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-07T11:43:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-07T11:43:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-14-
identificador: dc.identifier.otherJUSCILENE DIAS AMORIM - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973093-
Resumo: dc.description.abstractA inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na sala de aula regular assegurou o respeito à dignidade da pessoa com deficiência, em especial, a partir da criação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em 2008. Juntamente com esse avanço social é necessário desenvolver, aprimorar e pensar a prática pedagógica para o aprendizado desse público-alvo. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo geral investigar a prática pedagógica do professor da Sala de Recursos Multifuncional a partir do uso de materiais pedagógicos 3D no processo de ensino de estudantes com necessidades educacionais especiais. A partir dos conceitos de Mediação e das Funções Psicológicas Superiores proposto por Lev Vygotsky (1998), foram analisadas as atividades aplicadas com os recursos pedagógicos 3D e realizadas pelos estudantes no Atendimento Educacional Especializado. Como produto da pesquisa, foi proposto um recurso educacional do tipo “Guia Orientativo” para a confecção e uso de materiais produzidos por uma impressora 3D, com procedimentos de aplicação para facilitar a interação entre professor e estudantes com necessidades educacionais especiais durante o processo de aprendizagem na etapa do Ensino Fundamental. A pesquisa em voga é qualitativa do tipo Estudo de Caso, conforme propõe Prodanov e Freitas ( 2013), realizada em uma escola de ensino regular no interior de Goiás. A professora da Sala de Recursos Multifuncionais foi a única participante da pesquisa. O estudo sobre mediação entre a aprendizagem e o conhecimento foi realizado a partir dos recursos pedagógicos produzidos por uma impressora 3D para atender as necessidades educacionais das crianças matriculadas na SRM. Os resultados apontam que aulas planejadas com objetivos definidos, intencionalidade pedagógica e uso de recursos didáticos 3D corroboram com o desenvolvimento das Funções Pisicológicas Superiores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,06MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola Regularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de Recursos Multifuncionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectimpressora 3Dpt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO INCLUSIVA, A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA ESCOLA REGULAR E O USO DA IMPRESSORA 3D: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A MEDIAÇÃO DO ENSINO NA PRÁTICA PEDAGÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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Arquivos associados:
JUSCILENE DIAS AMORIM - Dissertação.pdfhttps://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/139632,12 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973093/2/JUSCILENE DIAS AMORIM - Dissertação.pdfDownload

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