Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Amorim, Juscilene Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Márcia de Moura | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA, ÂNGELA FÁTIMA DA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FREITAS, LUIZ ALEXANDRE BARBOSA DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BARTOLOMEI, NAYARA PIOVESAN | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, PERLA HAYDEE DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-07T11:43:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-07T11:43:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | JUSCILENE DIAS AMORIM - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973093 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na sala de aula regular assegurou o respeito à dignidade da pessoa com deficiência, em especial, a partir da criação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em 2008. Juntamente com esse avanço social é necessário desenvolver, aprimorar e pensar a prática pedagógica para o aprendizado desse público-alvo. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo geral investigar a prática pedagógica do professor da Sala de Recursos Multifuncional a partir do uso de materiais pedagógicos 3D no processo de ensino de estudantes com necessidades educacionais especiais. A partir dos conceitos de Mediação e das Funções Psicológicas Superiores proposto por Lev Vygotsky (1998), foram analisadas as atividades aplicadas com os recursos pedagógicos 3D e realizadas pelos estudantes no Atendimento Educacional Especializado. Como produto da pesquisa, foi proposto um recurso educacional do tipo “Guia Orientativo” para a confecção e uso de materiais produzidos por uma impressora 3D, com procedimentos de aplicação para facilitar a interação entre professor e estudantes com necessidades educacionais especiais durante o processo de aprendizagem na etapa do Ensino Fundamental. A pesquisa em voga é qualitativa do tipo Estudo de Caso, conforme propõe Prodanov e Freitas ( 2013), realizada em uma escola de ensino regular no interior de Goiás. A professora da Sala de Recursos Multifuncionais foi a única participante da pesquisa. O estudo sobre mediação entre a aprendizagem e o conhecimento foi realizado a partir dos recursos pedagógicos produzidos por uma impressora 3D para atender as necessidades educacionais das crianças matriculadas na SRM. Os resultados apontam que aulas planejadas com objetivos definidos, intencionalidade pedagógica e uso de recursos didáticos 3D corroboram com o desenvolvimento das Funções Pisicológicas Superiores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,06MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Regular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de Recursos Multifuncionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | impressora 3D | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA ESCOLA REGULAR E O USO DA IMPRESSORA 3D: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A MEDIAÇÃO DO ENSINO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JUSCILENE DIAS AMORIM - Dissertação.pdf | https://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/13963 | 2,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973093/2/JUSCILENE DIAS AMORIM - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons