Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Danielle Cardoso Peixoto Borges | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Luciana Correa Lima de Faria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moura, Idelcides Jr. C. R. de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-07T11:22:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-07T11:22:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Danielle Cardoso - Recurso | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973092 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A audiodescrição é uma ferramenta poderosa que promove a inclusão de estudantes com deficiência visual no ambiente educacional. Ao traduzir elementos visuais em palavras, a audiodescrição permite que esses estudantes acessem informações apresentadas em imagens, vídeos, gráficos e outros recursos visuais utilizados em sala de aula. No contexto da educação fundamental e média, essa prática é essencial para garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades e possam participar plenamente das atividades escolares. No Brasil, a legislação e as políticas públicas têm avançado para assegurar o direito à educação inclusiva. A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) estabelece diretrizes para promover a acessibilidade em diversos setores, incluindo a educação, reforçando a importância de fornecer recursos e estratégias que atendam às necessidades dos estudantes com deficiência. No entanto, muitos professores ainda enfrentam desafios na implementação da audiodescrição, devido à falta de formação específica e de recursos adequados. Este Guia de Audiodescrição foi desenvolvido especialmente para professores que atuam no ensino de crianças, jovens e adultos, com o objetivo de fornecer orientações práticas e detalhadas sobre como integrar a audiodescrição no cotidiano escolar. Aqui, abordaremos desde os princípios básicos da audiodescrição até técnicas específicas para descrever imagens estáticas, vídeos e outros materiais didáticos. Também discutiremos a importância de criar um ambiente inclusivo e as melhores práticas para envolver todos os alunos em atividades que utilizem recursos visuais. Ao adotar a audiodescrição, os professores não só promovem a inclusão de estudantes com deficiência visual, mas também enriquecem o processo de ensinoaprendizagem para toda a turma. A audiodescrição pode ajudar a desenvolver habilidades de observação, interpretação e comunicação, beneficiando todos os alunos. Esperamos que este guia seja um recurso valioso para você, professor, e que contribua para a construção de uma educação mais acessível, equitativa e inclusiva. Juntos, podemos fazer a diferença na vida dos estudantes, garantindo que todos tenham a oportunidade de aprender e crescer em um ambiente acolhedor e inclusivo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,20MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Audiodescrição | pt_BR |
Título: dc.title | Guia de Audiodescrição Didática das imagens estáticas do material didático para Professores da Sala de Recursos Multifuncionais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Danielle Cardoso - Recurso.pdf | https://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/13963 | 1,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973092/2/Danielle Cardoso - Recurso.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons