USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR: PROCESSO DE ENSINO DE ESTUDANTE COM ATROFIA MUSCULAR ESPINHAL (AME) TIPO 1

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFMT - Universidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDombroski, Simone Gardes-
Autor(es): dc.contributor.authorBorges, Luciana Correa Lima de Faria-
Autor(es): dc.contributor.authorMaciel, Cristiano-
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Tatiane Lebre-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, SEBASTIANA ALMEIDA-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, VINÍCIUS CARVALHO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-07T12:27:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-07T12:27:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
identificador: dc.identifier.otherSimone Gardes - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973083-
Resumo: dc.description.abstractA Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma condição genética progressiva que resulta em fraqueza muscular devido à degeneração dos neurônios motores. Alunos com AME Tipo 1 enfrentam desafios na comunicação devido à condição clínica. O Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD) adapta o ensino ao ambiente domiciliar para estes estudantes, e a Tecnologia Assistiva, como a Comunicação Alternativa, é essencial para facilitar o acesso ao aprendizado. No entanto, há uma escassez de estudos sobre os efeitos dessas tecnologias no ensino de estudantes com AME Tipo 1 em ambiente domiciliar. Diante disto, esta pesquisa visa preencher essa lacuna investigando como a TA, especialmente a CA, pode contribuir no processo de ensino de estudante com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1 no contexto do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD). Desse modo, o objetivo deste trabalho é investigar a contribuição da utilização de Tecnologia Assistiva, especialmente a Comunicação Alternativa, no processo de ensino de estudante com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1 no contexto do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD). Para tal, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de nível exploratório, utilizando o método de Estudo de Caso. O estudo, iniciado em setembro de 2023, foi conduzido na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, abrangendo tanto a residência da estudante quanto a unidade escolar estadual onde ela estava matriculada, cursando o 2º ano do Ensino Médio. Os instrumentos de coleta de dados incluíram entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários com perguntas abertas, consulta a documentos escolares da estudante como relatórios e portfólio, observação participante das atividades desenvolvidas com a estudante na disciplina de Química. A análise das entrevistas foi realizada com a metodologia de Triangulação de dados, identificando as necessidades da estudante no uso de Tecnologia Assistiva. Observou-se uma receptividade positiva às pranchas de comunicação, que ajudaram a reduzir barreiras de comunicação e facilitaram o acesso ao conteúdo educacional. O engajamento da estudante variou conforme a funcionalidade das ferramentas de TA, mostrando participação intensa quando compreendida e instabilidade quando não era compreendida. Além disso, observou-se a necessidade de uma maior integração entre os envolvidos no processo educacional, bem como um aprofundamento no conhecimento sobre o APD e a TA. A importância de investimentos em tecnologias avançadas é evidenciada, visando ampliar a autonomia da estudante no uso do computador, facilitando o desenvolvimento acadêmico e promovendo uma inclusão mais ativa nas atividades pedagógicas. Destaca-se também a importância de investir em pesquisas contínuas na área do Atendimento Pedagógico Domiciliar e da Tecnologia Assistiva, para aprimorar as práticas educativas e garantir que soluções inovadoras e adequadas sejam continuamente desenvolvidas e implementadas para atender às necessidades dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,28MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento Pedagógico Domiciliarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtrofia Muscular Espinhalpt_BR
Título: dc.titleUSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR: PROCESSO DE ENSINO DE ESTUDANTE COM ATROFIA MUSCULAR ESPINHAL (AME) TIPO 1pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Simone Gardes - Dissertação.pdfhttps://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/139633,36 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973083/2/Simone Gardes - Dissertação.pdfDownload

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