Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dombroski, Simone Gardes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Luciana Correa Lima de Faria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maciel, Cristiano | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Tatiane Lebre | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, SEBASTIANA ALMEIDA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, VINÍCIUS CARVALHO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-07T12:27:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-07T12:27:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Simone Gardes - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973083 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma condição genética progressiva que resulta em fraqueza muscular devido à degeneração dos neurônios motores. Alunos com AME Tipo 1 enfrentam desafios na comunicação devido à condição clínica. O Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD) adapta o ensino ao ambiente domiciliar para estes estudantes, e a Tecnologia Assistiva, como a Comunicação Alternativa, é essencial para facilitar o acesso ao aprendizado. No entanto, há uma escassez de estudos sobre os efeitos dessas tecnologias no ensino de estudantes com AME Tipo 1 em ambiente domiciliar. Diante disto, esta pesquisa visa preencher essa lacuna investigando como a TA, especialmente a CA, pode contribuir no processo de ensino de estudante com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1 no contexto do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD). Desse modo, o objetivo deste trabalho é investigar a contribuição da utilização de Tecnologia Assistiva, especialmente a Comunicação Alternativa, no processo de ensino de estudante com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1 no contexto do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD). Para tal, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de nível exploratório, utilizando o método de Estudo de Caso. O estudo, iniciado em setembro de 2023, foi conduzido na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, abrangendo tanto a residência da estudante quanto a unidade escolar estadual onde ela estava matriculada, cursando o 2º ano do Ensino Médio. Os instrumentos de coleta de dados incluíram entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários com perguntas abertas, consulta a documentos escolares da estudante como relatórios e portfólio, observação participante das atividades desenvolvidas com a estudante na disciplina de Química. A análise das entrevistas foi realizada com a metodologia de Triangulação de dados, identificando as necessidades da estudante no uso de Tecnologia Assistiva. Observou-se uma receptividade positiva às pranchas de comunicação, que ajudaram a reduzir barreiras de comunicação e facilitaram o acesso ao conteúdo educacional. O engajamento da estudante variou conforme a funcionalidade das ferramentas de TA, mostrando participação intensa quando compreendida e instabilidade quando não era compreendida. Além disso, observou-se a necessidade de uma maior integração entre os envolvidos no processo educacional, bem como um aprofundamento no conhecimento sobre o APD e a TA. A importância de investimentos em tecnologias avançadas é evidenciada, visando ampliar a autonomia da estudante no uso do computador, facilitando o desenvolvimento acadêmico e promovendo uma inclusão mais ativa nas atividades pedagógicas. Destaca-se também a importância de investir em pesquisas contínuas na área do Atendimento Pedagógico Domiciliar e da Tecnologia Assistiva, para aprimorar as práticas educativas e garantir que soluções inovadoras e adequadas sejam continuamente desenvolvidas e implementadas para atender às necessidades dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,28MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento Pedagógico Domiciliar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atrofia Muscular Espinhal | pt_BR |
Título: dc.title | USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR: PROCESSO DE ENSINO DE ESTUDANTE COM ATROFIA MUSCULAR ESPINHAL (AME) TIPO 1 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Simone Gardes - Dissertação.pdf | https://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/13963 | 3,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973083/2/Simone Gardes - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons