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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Evanize Lemes Matos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Tatiane Lebre | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Romanelli, Rosely Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Sebastiana Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Luiz Alexandre Barbosa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-07T11:27:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-07T11:27:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Evanize Lemes - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973081 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Tem se percebido que nos últimos anos os estudos sobre educação inclusiva têm avançado no país. Os debates sobre a inclusão escolar e as questões que se referem à participação de pessoas com deficiência no ensino regular, ganham força no país com elaboração decorrente da Constituição Brasileira. Nessa perspectiva, a prática pedagógica do professor no contexto da educação especial na perspectiva da educação inclusiva deve ser pauta de reflexão. Com o intuito de avaliar o potencial de desenvolvimento cognitivo do ser humano, tem sido desenvolvido estudos no Brasil sobre a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) proposta por Reuven Feuerstein. Este estudo investigou a prática pedagógica de professores que atuam nas salas de recursos multifuncional (SRM) a partir da de Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM). Participaram 07 professores, com idade entre 35 e 61 anos, que atuam na sala de recursos multifuncional (SRM) na cidade de Nova Mutum-MT. Os professores responderam um questionário compostos por 4 partes, a saber: 1) caracterização do professor; 2) dificuldades na prática pedagógica; 3) concepção sobre ensino-aprendizagem e mediação; 4) percepção sobre o desenvolvimento. Os dados foram coletados de forma presencial e o projeto foi aprovado pelo CEP-Humanidades da UFMT. Os resultados demonstraram que: teve predominância do sexo feminino: 86%, média de experiência profissional: 16,86 anos, formação: 57% possuem graduação em pedagogia e 100% têm especialização na área educacional. Percepções sobre formação:71% acreditam que a graduação contribuiu para a atuação com alunos do AEE, 57% identificam a necessidade de disciplinas sobre PAEE na formação inicial,100% dos professores participam de formação continuada. Dificuldades na prática pedagógica: dificuldade em compreender as especificidades dos alunos com necessidades especiais, falta de sistematização na rede de ensino, preocupação com a falta de profissionais especializados em educação especial. Evocações sobre termos: “Educação Especial": conotações positivas, como inclusão, empatia e respeito. “Professor": atributos como amor, empatia, criatividade e compreensão. “Mediação": aspectos como diálogo, comprometimento e afetividade. Conhecimento sobre mediação: Maioria (5 de 7) está familiarizada com autores relevantes sobre mediação. Algumas lacunas na formação específica sobre educação inclusiva e mediação. Atitudes para mediação eficaz: Conhecer as habilidades do aluno, estabelecer vínculos afetivos, promover diálogo aberto e colaborativo. Fatores para ucesso e Insucesso: Sucesso: Mediação do professor (50%), recursos didático-pedagógicos (33%), infraestrutura escolar (17%). Insucesso: Desempenho do estudante (43%), recursos didático-pedagógicos (29%), suporte familiar (14%). Percepção sobre desenvolvimento atípico:71,43% afirmaram ter tido formação sobre desenvolvimento atípico. Tiveram compreensões variadas sobre o desenvolvimento atípico, desde atrasos até transtornos específicos. Observa-se que os professores da SRM identificam as fragilidades para o desenvolvimento de uma prática pedagógica mediada tanto no que se refere à necessidade de uma formação qualificada de modo a conhecer melhor o aluno público-alvo da educação especial (APAEE), assim como os problemas da escola como projeto pedagógico, infraestrutura. Desta forma é crucial investir em programas formativos que capacitem os professores a proporcionarem oportunidades educacionais significativas e adequadas às capacidades de todos os estudantes, assim articulação entre a SRM e a EAM oferece um caminho promissor para promover uma educação inclusiva e de qualidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,53MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência de Aprendizagem Mediada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
Título: dc.title | EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA (EAM) NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ATUAM EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Evanize Lemes - Dissertação.pdf | https://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/13963 | 1,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973081/2/Evanize Lemes - Dissertação.pdfDownload |
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