Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Danielle Cardoso Peixoto Borges | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Luciana Correa Lima de Faria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Tatiane Lebre | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Vinícius Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Sebastiana Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Criseida Rowena Zambotto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-07T11:19:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-07T11:19:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Danielle Cardoso - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973080 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação inclusiva é um campo em constante evolução, que busca proporcionar oportunidades de educação equitativas para todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou necessidades específicas. No contexto de estudantes com deficiência visual, a audiodescrição emerge como uma ferramenta de tecnologia assistiva essencial para garantir o acesso ao material didático e à educação em uma sociedade com práticas predominantemente visuais. A audiodescrição de imagens estáticas, em particular, desempenha papel fundamental ao tornar as informações visuais acessíveis a estudantes cegos. Apesar disso, verifica-se no estado de Mato Grosso uma carência de audiodescrição de imagens estáticas de materiais didáticos da rede pública de ensino, bem como a ausência de guias para auxiliar professores a ofertá-la. A literatura acerca do tema aponta essa carência também. Assim, essa pesquisa investigou estratégias de criação de roteiros na produção de audiodescrição de figuras estáticas para alunos com deficiência visual. Em uma abordagem qualitativa, identificaram-se parâmetros para auxiliar na produção de roteiros de audiodescrição por meio de um levantamento bibliográfico. O estudo de caso envolveu duas professoras de salas de recursos multifuncionais, dois alunos com deficiência visual de duas escolas do interior de Mato Grosso e um professor cego, especialista na validação de audiodescrições. Foram utilizados instrumentos como entrevistas, questionários, atividades de criação de audiodescrições e a interpretação de imagens estáticas por meio da audiodescrição. Os resultados obtidos por meio da triangulação dos dados, apanhados, apontaram para possibilidades de práticas e estratégias para a produção de audiodescrição de figuras estáticas de material didático e a elaboração de parâmetros para a criação de audiodescrições didáticas, configurando-se em um roteiro - recurso educacional - para esse fim. Pretende-se que esses resultados contribuam para auxiliar a prática de audiodescrição didática de imagens que efetivamente auxiliem a inclusão do estudante deficiente visual no seu processo educacional, bem como do professor nas atividades pertinentes a esse contexto. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,15MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Audiodescrição | pt_BR |
Título: dc.title | Audiodescrição Didática das imagens estáticas do material didático para Professores da Sala de Recursos Multifuncionais do Estado de Mato Grosso. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Danielle Cardoso - Dissertação.pdf | https://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/13963 | 6.3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973080/2/Danielle Cardoso - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons