Audiodescrição Didática das imagens estáticas do material didático para Professores da Sala de Recursos Multifuncionais do Estado de Mato Grosso.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFMT - Universidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Danielle Cardoso Peixoto Borges-
Autor(es): dc.contributor.authorBorges, Luciana Correa Lima de Faria-
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Tatiane Lebre-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Vinícius Carvalho-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Sebastiana Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Criseida Rowena Zambotto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-07T11:19:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-07T11:19:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-29-
identificador: dc.identifier.otherDanielle Cardoso - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973080-
Resumo: dc.description.abstractA educação inclusiva é um campo em constante evolução, que busca proporcionar oportunidades de educação equitativas para todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou necessidades específicas. No contexto de estudantes com deficiência visual, a audiodescrição emerge como uma ferramenta de tecnologia assistiva essencial para garantir o acesso ao material didático e à educação em uma sociedade com práticas predominantemente visuais. A audiodescrição de imagens estáticas, em particular, desempenha papel fundamental ao tornar as informações visuais acessíveis a estudantes cegos. Apesar disso, verifica-se no estado de Mato Grosso uma carência de audiodescrição de imagens estáticas de materiais didáticos da rede pública de ensino, bem como a ausência de guias para auxiliar professores a ofertá-la. A literatura acerca do tema aponta essa carência também. Assim, essa pesquisa investigou estratégias de criação de roteiros na produção de audiodescrição de figuras estáticas para alunos com deficiência visual. Em uma abordagem qualitativa, identificaram-se parâmetros para auxiliar na produção de roteiros de audiodescrição por meio de um levantamento bibliográfico. O estudo de caso envolveu duas professoras de salas de recursos multifuncionais, dois alunos com deficiência visual de duas escolas do interior de Mato Grosso e um professor cego, especialista na validação de audiodescrições. Foram utilizados instrumentos como entrevistas, questionários, atividades de criação de audiodescrições e a interpretação de imagens estáticas por meio da audiodescrição. Os resultados obtidos por meio da triangulação dos dados, apanhados, apontaram para possibilidades de práticas e estratégias para a produção de audiodescrição de figuras estáticas de material didático e a elaboração de parâmetros para a criação de audiodescrições didáticas, configurando-se em um roteiro - recurso educacional - para esse fim. Pretende-se que esses resultados contribuam para auxiliar a prática de audiodescrição didática de imagens que efetivamente auxiliem a inclusão do estudante deficiente visual no seu processo educacional, bem como do professor nas atividades pertinentes a esse contexto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,15MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAudiodescriçãopt_BR
Título: dc.titleAudiodescrição Didática das imagens estáticas do material didático para Professores da Sala de Recursos Multifuncionais do Estado de Mato Grosso.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Danielle Cardoso - Dissertação.pdfhttps://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/139636.3 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973080/2/Danielle Cardoso - Dissertação.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons