Gêneros Textuais e Letramento Visual: Contribuições para o Ensino do Português como Segunda Língua para Surdos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFMT - Universidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Danielle Silva Ramos de-
Autor(es): dc.contributor.authorBartolomei, Nayara Piovesan Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-06T13:24:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-06T13:24:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-11-
identificador: dc.identifier.otherRecurso Danielle Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973067-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno pedagógico é um recurso educacional desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre. Ele foi fundamentado na pesquisa acadêmica apresentada na dissertação de mestrado intitulada "Gêneros Textuais e Letramento Visual: Contribuições para o Ensino do Português como Segunda Língua para Surdos", sob a orientação da Prof.ª Dra. Nayara Piovesan Ribeiro Bartolomei, docente e pesquisadora da linha de Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva. A educação de surdos representa um desafio contemporâneo que demanda uma reflexão contínua e profunda de todos os envolvidos no processo educacional e no desenvolvimento integral da pessoa surda. Entre os desafios mais significativos nesse contexto, destaca-se o ensino do português como segunda língua. Pensando nisso, este caderno foi concebido para oferecer aos professores de português que atuam em escolas inclusivas ou bilíngues, estratégias práticas para tornar o ensino dos gêneros textuais mais visual para os estudantes surdos. A proposta apresentada está ancorada em quatro gêneros textuais extraídos do material didático do 7º Ano do Ensino Fundamental, utilizado na rede estadual de Mato Grosso. As atividades sugeridas foram elaboradas com base nos princípios do letramento visual, visando proporcionar uma experiência de ensino que valorize a visualidade, aspecto essencial para a aprendizagem dos estudantes surdos. Ao longo deste caderno, você encontrará diversos recursos de enriquecimento visual aplicados às unidades didáticas, que poderão ser incorporados em sua prática docente. Além disso, oferecemos uma sequência de vídeos explicativos sobre os gêneros textuais, acessíveis em Libras, para apoiar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,66MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGêneros textuaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês como segunda línguapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequências didáticaspt_BR
Título: dc.titleGêneros Textuais e Letramento Visual: Contribuições para o Ensino do Português como Segunda Língua para Surdospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Recurso Danielle Silva.pdfhttps://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/139635,8 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973067/2/Recurso Danielle Silva.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons