Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Danielle Silva Ramos de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bartolomei, Nayara Piovesan Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-06T13:24:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-06T13:24:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Recurso Danielle Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973067 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno pedagógico é um recurso educacional desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre. Ele foi fundamentado na pesquisa acadêmica apresentada na dissertação de mestrado intitulada "Gêneros Textuais e Letramento Visual: Contribuições para o Ensino do Português como Segunda Língua para Surdos", sob a orientação da Prof.ª Dra. Nayara Piovesan Ribeiro Bartolomei, docente e pesquisadora da linha de Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva. A educação de surdos representa um desafio contemporâneo que demanda uma reflexão contínua e profunda de todos os envolvidos no processo educacional e no desenvolvimento integral da pessoa surda. Entre os desafios mais significativos nesse contexto, destaca-se o ensino do português como segunda língua. Pensando nisso, este caderno foi concebido para oferecer aos professores de português que atuam em escolas inclusivas ou bilíngues, estratégias práticas para tornar o ensino dos gêneros textuais mais visual para os estudantes surdos. A proposta apresentada está ancorada em quatro gêneros textuais extraídos do material didático do 7º Ano do Ensino Fundamental, utilizado na rede estadual de Mato Grosso. As atividades sugeridas foram elaboradas com base nos princípios do letramento visual, visando proporcionar uma experiência de ensino que valorize a visualidade, aspecto essencial para a aprendizagem dos estudantes surdos. Ao longo deste caderno, você encontrará diversos recursos de enriquecimento visual aplicados às unidades didáticas, que poderão ser incorporados em sua prática docente. Além disso, oferecemos uma sequência de vídeos explicativos sobre os gêneros textuais, acessíveis em Libras, para apoiar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,66MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua de sinais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Português como segunda língua | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequências didáticas | pt_BR |
Título: dc.title | Gêneros Textuais e Letramento Visual: Contribuições para o Ensino do Português como Segunda Língua para Surdos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Recurso Danielle Silva.pdf | https://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/13963 | 5,8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973067/2/Recurso Danielle Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons