Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Marcos Antônio de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Luiz Alexandre Barbosa de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NUNES, EUNICE PEREIRA DOS SANTOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SÁ, RUBENS LACERDA DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BORGES, LUCIANA CORREIA LIMA DE FARIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FILHO, HERNANDO BORGES NEVES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-06T12:46:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-06T12:46:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação - Marcos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973065 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Política Pública de Educação Especial, inserida no escopo do Programa Educação – 10 anos do Governo do Estado de Mato Grosso e em conformidade com recentes dispositivos legais pertinentes, tem proporcionado uma maior visibilidade a uma população estudantil até então invisível no contexto escolar – os estudantes autistas. No entanto, apesar das medidas adotadas para a inclusão desses estudantes, persiste o desafio de não apenas assegurar sua presença física nas salas de aula, mas também de viabilizar oportunidades efetivas de aprendizagem. Dessa maneira, o presente estudo objetiva avaliar os efeitos do ensino mediado por avatares animados 3D, em um ambiente virtual, para o ensino de habilidades sociais a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendidas em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). A hipótese é que a interação mediada por tais avatares entre estudantes com diagnóstico de TEA e estudantes neurotípicos resultará em melhorias nas habilidades sociais dos participantes autistas. Para tanto, procedeu-se a um estudo de oito semanas na SRM de uma escola estadual em uma cidade de médio porte de Mato Grosso. As interações ocorreram em três diferentes cenários virtuais da plataforma Spatial.io. A amostra foi composta por três crianças autistas e seis neurotípicas, distribuídas em três grupos, sendo um estudante autista e dois neurotípicos em cada grupo. Durante as interações, os participantes autistas foram ajudados a iniciar e responder às habilidades de cumprimentos e apresentações pessoais. As análises apontam para um aumento na qualidade das interações, segundo os critérios de coerência e objetividade, bem como uma diminuição no tempo médio de iniciação e resposta. Isso permite concluir que a abordagem pode ser eficaz para o ensino de habilidades sociais aos estudantes autistas. Assim, a contribuição para os estudantes é a possibilidade de desenvolver ou melhorar suas habilidades sociais de interação, e para os professores, uma abordagem interessante e envolvente para o fazer pedagógico no contexto da SEM. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,94MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes virtuais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | avatares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | habilidades sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO MEDIADO POR AVATARES NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: EFEITOS SOBRE AS INTERAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES AUTISTAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - Marcos.pdf | https://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/13963 | 1,99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973065/2/Dissertação - Marcos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons