ENSINO MEDIADO POR AVATARES NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: EFEITOS SOBRE AS INTERAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES AUTISTAS

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Autor(es): dc.contributorUFMT - Universidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Marcos Antônio de-
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Luiz Alexandre Barbosa de-
Autor(es): dc.contributor.authorNUNES, EUNICE PEREIRA DOS SANTOS-
Autor(es): dc.contributor.authorSÁ, RUBENS LACERDA DE-
Autor(es): dc.contributor.authorBORGES, LUCIANA CORREIA LIMA DE FARIA-
Autor(es): dc.contributor.authorFILHO, HERNANDO BORGES NEVES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-06T12:46:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-06T12:46:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-04-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - Marcospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973065-
Resumo: dc.description.abstractA Política Pública de Educação Especial, inserida no escopo do Programa Educação – 10 anos do Governo do Estado de Mato Grosso e em conformidade com recentes dispositivos legais pertinentes, tem proporcionado uma maior visibilidade a uma população estudantil até então invisível no contexto escolar – os estudantes autistas. No entanto, apesar das medidas adotadas para a inclusão desses estudantes, persiste o desafio de não apenas assegurar sua presença física nas salas de aula, mas também de viabilizar oportunidades efetivas de aprendizagem. Dessa maneira, o presente estudo objetiva avaliar os efeitos do ensino mediado por avatares animados 3D, em um ambiente virtual, para o ensino de habilidades sociais a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendidas em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). A hipótese é que a interação mediada por tais avatares entre estudantes com diagnóstico de TEA e estudantes neurotípicos resultará em melhorias nas habilidades sociais dos participantes autistas. Para tanto, procedeu-se a um estudo de oito semanas na SRM de uma escola estadual em uma cidade de médio porte de Mato Grosso. As interações ocorreram em três diferentes cenários virtuais da plataforma Spatial.io. A amostra foi composta por três crianças autistas e seis neurotípicas, distribuídas em três grupos, sendo um estudante autista e dois neurotípicos em cada grupo. Durante as interações, os participantes autistas foram ajudados a iniciar e responder às habilidades de cumprimentos e apresentações pessoais. As análises apontam para um aumento na qualidade das interações, segundo os critérios de coerência e objetividade, bem como uma diminuição no tempo médio de iniciação e resposta. Isso permite concluir que a abordagem pode ser eficaz para o ensino de habilidades sociais aos estudantes autistas. Assim, a contribuição para os estudantes é a possibilidade de desenvolver ou melhorar suas habilidades sociais de interação, e para os professores, uma abordagem interessante e envolvente para o fazer pedagógico no contexto da SEM.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,94MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes virtuaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectavatarespt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthabilidades sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
Título: dc.titleENSINO MEDIADO POR AVATARES NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: EFEITOS SOBRE AS INTERAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES AUTISTASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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Arquivos associados:
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