
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIARP | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Adacheski, Adriana Aparecida Dihl | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | PRIGOL, Edna Liz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-05T18:21:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-05T18:21:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Guia | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973060 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este guia foi elaborado para apoiar educadores, gestores e demais profissionais da educação na identificação, acolhimento e desenvolvimento integral desses estudantes. Com base em referenciais teóricos contemporâneos, políticas públicas e práticas educacionais inovadoras, este material oferece diretrizes para um ensino que respeite as especificidades dos estudantes com AH/SD, promovendo desafios adequados às suas potencialidades e garantindo um suporte socioemocional eficaz. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,6 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas inclusivas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Complexo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Complexa e Humanizadora | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Socioemocional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligências Múltiplas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelo de Desenvolvimento de Talento | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento Integral | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Identificação para Altas Habilidades/Superdotação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação AH-SD | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias AH-SD | pt_BR |
| Título: dc.title | GUIA Educação Complexa e Inclusiva: Proposta Orientadora para o Atendimento Especializado de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| GUIA.pdf | 3.51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973060/2/GUIA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons