Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIARP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Leonardo Aparecido de Lima da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bonin, Joel Cezar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-05T13:24:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-05T13:24:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Leonardo da Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973053 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como principal escopo estudar e compreender as possibilidades de ensino interdisciplinar sobre a Guerra do Contestado no contexto do município de Timbó Grande-SC. Para tanto, é essencial entender a complexidade do assunto, segundo as orientações de Edgar Morin (1990; 2000) para a realização deste trabalho que foi interseccionado entre saberes (Matemática, Sociologia e História) para uma tentativa de reatualização dos eventos envolvendo a Guerra do Contestado. Ademais, a formação escolar pautada em uma visão interdisciplinar destes saberes teve como intento mais importante, facilitar o trabalho de qualquer professor que queira discutir questões nacionais e internacionais, numa perspectiva de aproximação e comparação entre eventos que possam, a olho nu, aparentarem divergentes ou desconexos. Compreender essas questões através da interdisciplinaridade pode ajudar a transformar a realidade dos estudantes do Ensino Médio. Além disso, a pesquisa focou na promoção de uma educação de qualidade, conforme preconizado pela ONU, por meio dos ODS. Por isso, o texto tenta apresentar de modo concatenado, as intersecções dos saberes aqui selecionados, mostrando também outras possiblidades de revalorização do legado deixado pelo Contestado. A metodologia incluiu uma revisão bibliográfica, com viés interpretativo e de caráter dedutivo, propondo possibilidades de trabalho e discussão com estudantes do Ensino Médio em todo o percurso do texto. Autores como Fraga (2010; 2015), Bauman (2011), Gobineau (2021) e Oliveira Vianna (1959) foram fundamentais para a amarração das discussões. As considerações finais destacam a importância de compreender a cultura da Guerra do Contestado, com ênfase nas desigualdades que ainda perduram no território, mesmo após a perseguição do povo caboclo durante o conflito e a tentativa do governo de apagar suas origens. Apesar desses esforços, o povo do Contestado segue resistindo à constante tentativa dos governos de silenciar sua história e raízes. Nesse contexto, a Guerra do Contestado permanece viva no cotidiano da região onde, diariamente, a luta por igualdade e pela memória dos massacres que marcaram as terras do meio-oeste catarinense continua. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Guerra do Contestado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | MATEMÁTICA, HISTÓRIA E SOCIOLOGIA: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR SOBRE A GUERRA DO CONTESTADO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPGEB - Programa de Pós-graduação em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional Leonardo da Silva.pdf | 9.98 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973053/2/Produto Educacional Leonardo da Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons