MATEMÁTICA, HISTÓRIA E SOCIOLOGIA: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR SOBRE A GUERRA DO CONTESTADO

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Autor(es): dc.contributorUNIARPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Leonardo Aparecido de Lima da-
Autor(es): dc.contributor.authorBonin, Joel Cezar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-05T13:24:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-05T13:24:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-30-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Leonardo da Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973053-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como principal escopo estudar e compreender as possibilidades de ensino interdisciplinar sobre a Guerra do Contestado no contexto do município de Timbó Grande-SC. Para tanto, é essencial entender a complexidade do assunto, segundo as orientações de Edgar Morin (1990; 2000) para a realização deste trabalho que foi interseccionado entre saberes (Matemática, Sociologia e História) para uma tentativa de reatualização dos eventos envolvendo a Guerra do Contestado. Ademais, a formação escolar pautada em uma visão interdisciplinar destes saberes teve como intento mais importante, facilitar o trabalho de qualquer professor que queira discutir questões nacionais e internacionais, numa perspectiva de aproximação e comparação entre eventos que possam, a olho nu, aparentarem divergentes ou desconexos. Compreender essas questões através da interdisciplinaridade pode ajudar a transformar a realidade dos estudantes do Ensino Médio. Além disso, a pesquisa focou na promoção de uma educação de qualidade, conforme preconizado pela ONU, por meio dos ODS. Por isso, o texto tenta apresentar de modo concatenado, as intersecções dos saberes aqui selecionados, mostrando também outras possiblidades de revalorização do legado deixado pelo Contestado. A metodologia incluiu uma revisão bibliográfica, com viés interpretativo e de caráter dedutivo, propondo possibilidades de trabalho e discussão com estudantes do Ensino Médio em todo o percurso do texto. Autores como Fraga (2010; 2015), Bauman (2011), Gobineau (2021) e Oliveira Vianna (1959) foram fundamentais para a amarração das discussões. As considerações finais destacam a importância de compreender a cultura da Guerra do Contestado, com ênfase nas desigualdades que ainda perduram no território, mesmo após a perseguição do povo caboclo durante o conflito e a tentativa do governo de apagar suas origens. Apesar desses esforços, o povo do Contestado segue resistindo à constante tentativa dos governos de silenciar sua história e raízes. Nesse contexto, a Guerra do Contestado permanece viva no cotidiano da região onde, diariamente, a luta por igualdade e pela memória dos massacres que marcaram as terras do meio-oeste catarinense continua.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectGuerra do Contestadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleMATEMÁTICA, HISTÓRIA E SOCIOLOGIA: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR SOBRE A GUERRA DO CONTESTADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGEB - Programa de Pós-graduação em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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