GÊNEROS TEXTUAIS E LETRAMENTO VISUAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFMT - Universidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Danielle Silva Ramos de-
Autor(es): dc.contributor.authorBartolomei, Nayara Piovesan Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Rubens Lacerda de-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Sebastiana Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Márcia de Moura-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Vinícius Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-06T13:21:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-06T13:21:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-11-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Danielle Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973050-
Resumo: dc.description.abstractConsiderando a importância de integrar os princípios do letramento visual nas estratégias de ensino de gêneros textuais para estudantes surdos no processo de ensino e aprendizagem do Português escrito como Segunda Língua, percebe-se que o material didático do 7º ano utilizado para esse fim apresenta limitações significativas em termos de recursos visuais adequados às necessidades desses estudantes, cuja aprendizagem é essencialmente visual. Diante disso, objetiva-se investigar a presença do letramento visual nas propostas de atividades de quatro gêneros textuais encontrados no material didático do 7º ano e, com base nesta análise, elaborar um recurso educacional que explore os princípios do letramento visual para o ensino desses gêneros textuais. Para alcançar esse objetivo, procede-se uma pesquisa de natureza aplicada, utilizando uma abordagem qualitativa com objetivo descritivo e procedimento experimental. O método adotado é a sequência didática, empregando o letramento visual como técnica central. O arcabouço teórico inclui os trabalhos de Sánchez (1990), Quadros (1997) e Slomsky (2012) sobre a Libras como L1 e o Português Escrito como L2 para surdos, além das contribuições de Santaella (2012), Dondis (2007) e Daniels (2018) no campo do letramento visual. As análises dos gêneros textuais indicaram uma escassez de recursos visuais no material didático, bem como ausência de estratégias pedagógicas acessíveis aos estudantes surdos, ressaltando a necessidade premente de aprimorar e expandir a utilização de estratégias visuais no ensino de gêneros textuais para esses estudantes. Destarte, a contribuição oferecida consistirá em um recurso educacional na forma de um caderno pedagógico, que apresentará possibilidades para o ensino de gêneros textuais por meio do letramento visual. Este recurso incluirá sequências didáticas elaboradas a partir do material do sistema estruturado de ensino e alinhadas com as diretrizes curriculares vigentes. Cada sequência didática será complementada por informações detalhadas sobre o respectivo gênero textual, visando facilitar a compreensão e a produção escrita do português a partir de uma abordagem visual. Adicionalmente, o caderno pedagógico integrará vídeos explicativos em Libras, detalhando as características, os meios de circulação e a interpretação em Libras dos gêneros textuais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,42MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGêneros textuaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês como segunda línguapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequências didáticaspt_BR
Título: dc.titleGÊNEROS TEXTUAIS E LETRAMENTO VISUAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Dissertação Danielle Silva.pdfhttps://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/139632,48 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973050/2/Dissertação Danielle Silva.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons