Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Danielle Silva Ramos de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bartolomei, Nayara Piovesan Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sá, Rubens Lacerda de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Sebastiana Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Márcia de Moura | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Vinícius Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-06T13:21:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-06T13:21:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Danielle Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973050 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Considerando a importância de integrar os princípios do letramento visual nas estratégias de ensino de gêneros textuais para estudantes surdos no processo de ensino e aprendizagem do Português escrito como Segunda Língua, percebe-se que o material didático do 7º ano utilizado para esse fim apresenta limitações significativas em termos de recursos visuais adequados às necessidades desses estudantes, cuja aprendizagem é essencialmente visual. Diante disso, objetiva-se investigar a presença do letramento visual nas propostas de atividades de quatro gêneros textuais encontrados no material didático do 7º ano e, com base nesta análise, elaborar um recurso educacional que explore os princípios do letramento visual para o ensino desses gêneros textuais. Para alcançar esse objetivo, procede-se uma pesquisa de natureza aplicada, utilizando uma abordagem qualitativa com objetivo descritivo e procedimento experimental. O método adotado é a sequência didática, empregando o letramento visual como técnica central. O arcabouço teórico inclui os trabalhos de Sánchez (1990), Quadros (1997) e Slomsky (2012) sobre a Libras como L1 e o Português Escrito como L2 para surdos, além das contribuições de Santaella (2012), Dondis (2007) e Daniels (2018) no campo do letramento visual. As análises dos gêneros textuais indicaram uma escassez de recursos visuais no material didático, bem como ausência de estratégias pedagógicas acessíveis aos estudantes surdos, ressaltando a necessidade premente de aprimorar e expandir a utilização de estratégias visuais no ensino de gêneros textuais para esses estudantes. Destarte, a contribuição oferecida consistirá em um recurso educacional na forma de um caderno pedagógico, que apresentará possibilidades para o ensino de gêneros textuais por meio do letramento visual. Este recurso incluirá sequências didáticas elaboradas a partir do material do sistema estruturado de ensino e alinhadas com as diretrizes curriculares vigentes. Cada sequência didática será complementada por informações detalhadas sobre o respectivo gênero textual, visando facilitar a compreensão e a produção escrita do português a partir de uma abordagem visual. Adicionalmente, o caderno pedagógico integrará vídeos explicativos em Libras, detalhando as características, os meios de circulação e a interpretação em Libras dos gêneros textuais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,42MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua de sinais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Português como segunda língua | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequências didáticas | pt_BR |
Título: dc.title | GÊNEROS TEXTUAIS E LETRAMENTO VISUAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Danielle Silva.pdf | https://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/13963 | 2,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973050/2/Dissertação Danielle Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons