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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UEPB - Universidade Estadual da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Amanda Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Braga, Diana Sampaio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-06T12:59:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-06T12:59:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto educacional de amanda ferreira barbosa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973047 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este jogo analógico de letramento sobre dígrafos consonantais é resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado em Educação Especial, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que teve como objetivo estudar as contribuições da metodologia ativa da gamificação no processo de letramento e inclusão de alunos com diagnóstico de deficiência Intelectual. Este presente trabalho foi realizado através de uma pesquisa ação na Escola Municipal João Fernandes de Lima, no município de Bayeux(PB), no ano de 2023. A inclusão e visibilidade dos alunos com diagnóstico de deficiência Intelectual nas séries finais do ensino fundamental é uma temática que necessita ser discutida na atualidade, pois, cada vez mais, vemos o processo de implementação de educação inclusiva ser ampliado e diversificado no âmbito escolar. Assim, dar visibilidade aos alunos com diagnóstico de deficiência intelectual no âmbito escolar é difundir suas habilidades, suas conquistas e suas potencialidades, retirando o véu do estereótipo criado e difundido de forma errônea pela sociedade, segundo o qual “deficientes intelectuais são doentes mentais”, ou “incapazes”, ou que “não sabem ou conseguem realizar coisa alguma”. Educação inclusiva visa desenvolver estratégia, metodologias, ações e ensino voltados a uma aprendizagem significativa, motivadora e que possibilite a todos os alunos se desenvolverem suas potencialidades, para que os alunos possam vencer as barreiras atitudinais, culturais e mitológicas vigentes. Desse modo, este produto educacional foi pensado e criado para auxiliar os professores de língua portuguesa da segunda fase/séries finais do ensino fundamental e aqueles docentes que se interessam em utilizar novas ferramentas metodológicas em benefício da inclusão, especificamente de alunos com diagnóstico de deficiência intelectual. Além disso, busca-se apresentar novas reflexões sobre a utilização da metodologia da gamificação em sala de aula para estimular o processo de inclusão e letramento de alunos com ou sem deficiência. E possibilite o aprimoramento de práticas pedagógicas, voltadas ao processo de letramento e novas proposições que possam contribuir com o processo de inclusão, impulsionando o âmbito escolar em buscar conhecimento para reformular suas ações para não só garantir uma escola mais inclusiva, como também mais eficiente em termos de letramento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,73MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo de letramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dígrafos Consonantais | pt_BR |
Título: dc.title | INCLUSÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: POSSIBILIDADES COM BASE NA GAMIFICAÇÃO DE UM JOGO DE LETRAMENTO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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produto educacional de amanda ferreira barbosa.pdf | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5158 | 2,8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973047/2/produto educacional de amanda ferreira barbosa.pdfDownload |
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