INCLUSÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: POSSIBILIDADES COM BASE NA GAMIFICAÇÃO DE UM JOGO DE LETRAMENTO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPB - Universidade Estadual da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Amanda Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorBraga, Diana Sampaio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-06T12:59:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-06T12:59:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-31-
identificador: dc.identifier.otherproduto educacional de amanda ferreira barbosapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973047-
Resumo: dc.description.abstractEste jogo analógico de letramento sobre dígrafos consonantais é resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado em Educação Especial, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que teve como objetivo estudar as contribuições da metodologia ativa da gamificação no processo de letramento e inclusão de alunos com diagnóstico de deficiência Intelectual. Este presente trabalho foi realizado através de uma pesquisa ação na Escola Municipal João Fernandes de Lima, no município de Bayeux(PB), no ano de 2023. A inclusão e visibilidade dos alunos com diagnóstico de deficiência Intelectual nas séries finais do ensino fundamental é uma temática que necessita ser discutida na atualidade, pois, cada vez mais, vemos o processo de implementação de educação inclusiva ser ampliado e diversificado no âmbito escolar. Assim, dar visibilidade aos alunos com diagnóstico de deficiência intelectual no âmbito escolar é difundir suas habilidades, suas conquistas e suas potencialidades, retirando o véu do estereótipo criado e difundido de forma errônea pela sociedade, segundo o qual “deficientes intelectuais são doentes mentais”, ou “incapazes”, ou que “não sabem ou conseguem realizar coisa alguma”. Educação inclusiva visa desenvolver estratégia, metodologias, ações e ensino voltados a uma aprendizagem significativa, motivadora e que possibilite a todos os alunos se desenvolverem suas potencialidades, para que os alunos possam vencer as barreiras atitudinais, culturais e mitológicas vigentes. Desse modo, este produto educacional foi pensado e criado para auxiliar os professores de língua portuguesa da segunda fase/séries finais do ensino fundamental e aqueles docentes que se interessam em utilizar novas ferramentas metodológicas em benefício da inclusão, especificamente de alunos com diagnóstico de deficiência intelectual. Além disso, busca-se apresentar novas reflexões sobre a utilização da metodologia da gamificação em sala de aula para estimular o processo de inclusão e letramento de alunos com ou sem deficiência. E possibilite o aprimoramento de práticas pedagógicas, voltadas ao processo de letramento e novas proposições que possam contribuir com o processo de inclusão, impulsionando o âmbito escolar em buscar conhecimento para reformular suas ações para não só garantir uma escola mais inclusiva, como também mais eficiente em termos de letramento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,73MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogo de letramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDígrafos Consonantaispt_BR
Título: dc.titleINCLUSÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: POSSIBILIDADES COM BASE NA GAMIFICAÇÃO DE UM JOGO DE LETRAMENTOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
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