Ensino Mediado por Avatares na Sala de Recursos Multifuncionais: efeitos sobre as Interações Sociais de Estudantes Autistas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFMT - Universidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Marcos Antônio de-
Autor(es): dc.contributor.authorFREITAS, LUIZ ALEXANDRE BARBOSA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-06T12:50:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-06T12:50:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-04-
identificador: dc.identifier.otherRecurso - Marcospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973045-
Resumo: dc.description.abstractEste guia instrucional acompanha uma série de vídeos educativos desenvolvidos como parte de minha pesquisa de mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI), com foco no atendimento a estudantes autistas nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Através destes vídeos, são oferecidas instruções detalhadas sobre o uso da plataforma Spatial, uma ferramenta de realidade virtual que permite criar ambientes imersivos e interativos, com o objetivo de desenvolver habilidades sociais em estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os vídeos foram projetados para auxiliar professores e educadores que atuam na educação especial a explorarem novos recursos tecnológicos, otimizando as práticas pedagógicas no atendimento especializado. A playlist contém orientações práticas sobre como acessar a plataforma, personalizar o avatar e utilizar diferentes cenários para criar oportunidades de interação social significativas e envolventes. Cada vídeo foi pensado para ser acessível e intuitivo, facilitando a compreensão e aplicação por parte dos profissionais da educação e demais interessados. Este material visa contribuir para a formação de um ambiente inclusivo e acolhedor, onde os estudantes autistas possam experimentar e praticar interações sociais de maneira segura e personalizada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,70MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes virtuaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectavatarespt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthabilidades sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
Título: dc.titleEnsino Mediado por Avatares na Sala de Recursos Multifuncionais: efeitos sobre as Interações Sociais de Estudantes Autistaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Recurso - Marcos.pdfhttps://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/139639,94 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973045/2/Recurso - Marcos.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons