Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lacerda, Mariane Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes, Eunice Pereira dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-06T12:35:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-06T12:35:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Recurso - Mariane | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973044 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book explora o uso de jogos digitais no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para promover o desenvolvimento das funções executivas em adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com base em uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), esta obra apresenta um estudo sobre a aplicação de jogos digitais como ferramentas pedagógicas adaptadas, visando aprimorar habilidades essenciais, como controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva. Além de oferecer uma fundamentação teórica, o e-book fornece diretrizes práticas para que educadores e profissionais de AEE possam integrar esses recursos de forma eficaz, criando ambientes de aprendizado inclusivos e estimulantes para estudantes com TEA. Através de exemplos e recomendações, espera-se que este material sirva de apoio para a transformação das práticas pedagógicas no contexto do AEE. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12,5MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos Digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Funções Executivas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Assistivas | pt_BR |
Título: dc.title | Guia Prático para Professores do Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Recurso - Mariane.pdf | https://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/13963 | 12,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973044/2/Recurso - Mariane.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons