Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lacerda, Mariane Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes, Eunice Pereira dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Luiz Alexandre Barbosa de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Casagrande, Ana Lara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-06T12:31:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-06T12:31:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação - Mariane | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973043 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A integração de tecnologias no Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma abordagem eficaz para aprimorar o desenvolvimento das funções executivas em adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo teve como objetivo analisar o impacto do uso de jogos digitais como ferramenta pedagógica no desenvolvimento dessas funções, com foco em habilidades como planejamento, controle inibitório, flexibilidade cognitiva e atenção seletiva. A pesquisa contou com a participação de 12 adolescentes diagnosticados com TEA, com idades entre 11 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal. Os participantes foram divididos em dois grupos: o grupo experimental, composto por seis adolescentes que receberam intervenções utilizando jogos digitais, e o grupo controle, também com seis adolescentes, que realizou apenas atividades do AEE tradicional. A metodologia adotada foi de métodos mistos, com coleta de dados quantitativos e qualitativos. Os resultados indicaram que o grupo experimental obteve melhorias significativas nos testes de funções executivas, especialmente no Teste de Atenção por Cancelamento (TAC), onde as pontuações aumentaram de 91,7 para 103,7 após as intervenções. Em contraste, o grupo controle apresentou estabilidade ou queda nas pontuações, com uma média inicial de 75,0 no Teste de Torre de Londres (ToL), que pouco se alterou, e uma diminuição leve no TAC, de 53,8 para 45,8 pontos. Questionários aplicados aos pais evidenciaram uma percepção positiva sobre o uso de jogos digitais no AEE, destacando o maior engajamento dos estudantes nas atividades propostas. Conclui-se que o uso de jogos digitais no AEE contribui positivamente para o desenvolvimento das funções executivas de adolescentes com TEA, com maior ênfase em aspectos de atenção seletiva e controle inibitório. Sugerese a ampliação dos estudos com amostras maiores e períodos de intervenção mais extensos para validar os resultados obtidos e explorar novos parâmetros de intervenção no contexto da educação inclusiva | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,03MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos Digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Funções Executivas (FEs) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
Título: dc.title | O USO DE JOGOS DIGITAIS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - Mariane.pdf | https://www.ufmt.br/curso/profei/pagina/defesas/13963 | 2,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973043/2/Dissertação - Mariane.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons