Estratégias inclusivas para alfabetização de crianças com Deficiência Intelectual.

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Autor(es): dc.contributorUNESPAR - Universidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBrill, Samanta Jander Chimene-
Autor(es): dc.contributor.authorBondezan, Andreia Nakamura-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Sandra Salete de Camargo-
Autor(es): dc.contributor.authorKlaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Eliane Paganini da-
Autor(es): dc.contributor.authorGóes, Eliane Pinto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-05T13:08:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-05T13:08:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-03-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Samanta Jander Chimene Brillpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973034-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa investiga o processo de alfabetização de crianças com Deficiência Intelectual (DI) em um contexto de inclusão escolar, com foco na seguinte pergunta: Quais são as estratégias pedagógicas adotadas por professores que atuam no terceiro ano do Ensino Fundamental no que diz respeito à alfabetização de crianças com DI? O objetivo central é compreender as práticas pedagógicas inclusivas adotadas por professores do interior do Paraná para atender às necessidades específicas desses alunos. A perspectiva histórico-cultural de Vigotski serve como embasamento teórico, enfatizando a importância das mediações, recursos especiais e caminhos alternativos no ensino de pessoas com deficiência. Adotando uma abordagem qualitativa e aplicada, a pesquisa utilizou revisão bibliográfica e trabalho de campo como métodos principais de coleta de informações. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de quatro escolas municipais de Umuarama, no Paraná, buscando captar suas percepções e experiências no processo de alfabetização de crianças com DI. A análise temática foi utilizada para identificar e compreender as estratégias pedagógicas inclusivas adotadas por esses profissionais. Embora os professores demonstrem disposição para promover a inclusão, ainda há uma carência de planejamento e de estratégias pedagógicas diferenciadas que atendam às necessidades dos alunos com DI. Essa lacuna é atribuída, em grande parte, à falta de compreensão teórica aprofundada sobre a Dl. A limitação no embasamento teórico afeta a eficácia das intervenções pedagógicas, resultando em práticas que subestimam o potencial desses alunos e restringem suas oportunidades de aprendizagem. No entanto, as entrevistas revelaram que os professores valorizam as relações dialógicas e a empatia como aspectos essenciais no processo pedagógico. A pesquisa contribui para a compreensão dos desafios enfrentados na alfabetização de crianças com DI em contextos de inclusão escolar, bem como para a identificação de práticas que favorecem o desenvolvimento das habilidades de reflexão fonológica. Os resultados fornecem subsídios importantes para a melhoria da formação docente e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, destacando a necessidade de fortalecer a formação dos professores em Educação Inclusiva, com ênfase na compreensão da Deficiência Intelectual e na implementação de estratégias pedagógicas diferenciadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,95MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCrianças com Deficiência Intelectualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesafiospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
Título: dc.titleEstratégias inclusivas para alfabetização de crianças com Deficiência Intelectual.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Dissertação Samanta Jander Chimene Brill.pdfhttps://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/6265,07 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973034/2/Dissertação Samanta Jander Chimene Brill.pdfDownload

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