Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bonfim, Delson Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-05T12:57:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-05T12:57:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ebook ou Livro DIGITAL Mestrado.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973033 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A gestão universitária em instituições públicas enfrenta desafios crescentes que demandam competências específicas dos docentes que assumem funções administrativas estratégicas. Nesta dissertação buscou-se, a título de objetivo geral, investigar as competências requeridas para uma gestão universitária estratégica no âmbito da UFPI. Adicionalmente, procurou-se compreender o processo de tomada de decisão dos docentes em posições estratégicas e propor, através de relatório técnico, recomendações e diretrizes práticas para o desenvolvimento das competências dos gestores universitários. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa com pesquisa documental, tendo como campo a UFPI e como sujeitos seis docentes ocupantes de cargos na Administração Superior. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo os dados analisados pela técnica de análise de conteúdo categorial de Bardin, com auxílio do software ATLAS.ti. Os resultados revelaram três grupos fundamentais de competências: estratégicas (visão sistêmica, planejamento), relacionais (liderança, comunicação, empatia) e técnicas (conhecimento institucional, gestão financeira). Identificou-se que o desenvolvimento destas competências ocorre por diferentes vias, com destaque para a experiência prática e a mentoria informal. Como principais desafios na aplicação das competências, emergiram a complexidade estrutural, restrições orçamentárias e aspectos políticos institucionais. Conclui-se que a gestão universitária estratégica na UFPI requer uma integração entre competências técnicas e comportamentais, sendo necessário implementar programas estruturados de desenvolvimento gerencial que considerem as especificidades do contexto universitário. As contribuições deste estudo estendem-se tanto para a UFPI, subsidiando o aprimoramento de suas práticas de gestão, quanto para o campo teórico, ampliando a compreensão sobre as competências necessárias para a atuação dos docentes em cargos estratégicos em instituições públicas de ensino superior. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 65924KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão universitária. Docentes-gestores. Universidade pública. Planejamento estratégico. Competências requeridas. | pt_BR |
Título: dc.title | A GESTÃO UNIVERSITÁRIA EM NÍVEL ESTRATÉGICO: uma investigaçao das competências requeridas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TODAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ebook ou Livro DIGITAL Mestrado.pdf | 65,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973033/2/Ebook ou Livro DIGITAL Mestrado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons