A GESTÃO UNIVERSITÁRIA EM NÍVEL ESTRATÉGICO: uma investigaçao das competências requeridas

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBonfim, Delson Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-05T12:57:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-05T12:57:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-30-
identificador: dc.identifier.otherEbook ou Livro DIGITAL Mestrado.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973033-
Resumo: dc.description.abstractA gestão universitária em instituições públicas enfrenta desafios crescentes que demandam competências específicas dos docentes que assumem funções administrativas estratégicas. Nesta dissertação buscou-se, a título de objetivo geral, investigar as competências requeridas para uma gestão universitária estratégica no âmbito da UFPI. Adicionalmente, procurou-se compreender o processo de tomada de decisão dos docentes em posições estratégicas e propor, através de relatório técnico, recomendações e diretrizes práticas para o desenvolvimento das competências dos gestores universitários. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa com pesquisa documental, tendo como campo a UFPI e como sujeitos seis docentes ocupantes de cargos na Administração Superior. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo os dados analisados pela técnica de análise de conteúdo categorial de Bardin, com auxílio do software ATLAS.ti. Os resultados revelaram três grupos fundamentais de competências: estratégicas (visão sistêmica, planejamento), relacionais (liderança, comunicação, empatia) e técnicas (conhecimento institucional, gestão financeira). Identificou-se que o desenvolvimento destas competências ocorre por diferentes vias, com destaque para a experiência prática e a mentoria informal. Como principais desafios na aplicação das competências, emergiram a complexidade estrutural, restrições orçamentárias e aspectos políticos institucionais. Conclui-se que a gestão universitária estratégica na UFPI requer uma integração entre competências técnicas e comportamentais, sendo necessário implementar programas estruturados de desenvolvimento gerencial que considerem as especificidades do contexto universitário. As contribuições deste estudo estendem-se tanto para a UFPI, subsidiando o aprimoramento de suas práticas de gestão, quanto para o campo teórico, ampliando a compreensão sobre as competências necessárias para a atuação dos docentes em cargos estratégicos em instituições públicas de ensino superior.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent65924KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectGestão universitária. Docentes-gestores. Universidade pública. Planejamento estratégico. Competências requeridas.pt_BR
Título: dc.titleA GESTÃO UNIVERSITÁRIA EM NÍVEL ESTRATÉGICO: uma investigaçao das competências requeridaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTODASpt_BR
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