A COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESPAR - Universidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Rosicléia Siqueira de-
Autor(es): dc.contributor.authorHummel, Eromi Izabel-
Autor(es): dc.contributor.authorPeixoto, Reginaldo-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Ricardo Desidério da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-05T12:49:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-05T12:49:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-11-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Rosicléia Siqueira de Castropt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973031-
Resumo: dc.description.abstractA Comunicação Aumentativa e Alternativa constitui um campo essencial dentro da tecnologia assistiva, promovendo recursos e estratégias que ampliam ou substituem a fala, favorecendo a expressão e a interação de pessoas com dificuldades significativas na comunicação verbal. Sua implementação no contexto educacional é fundamental para assegurar a inclusão e a participação plena de estudantes com deficiências, especialmente no Atendimento Educacional Especializado, sendo fundamental a formação de professores capacitados para utilizá-la de forma eficaz. A pesquisa desenvolvida nesta dissertação buscou abordar e refletir sobre a formação de professores, a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, a tecnologia assistiva e, especificamente, a Comunicação Aumentativa e Alternativa. Para isso, foi elencado o seguinte questionamento: quais conhecimentos teóricos e práticos sobre a Comunicação Aumentativa e Alternativa são importantes para que os professores do Atendimento Educacional Especializado possam desenvolver um trabalho adequado com a criança e/ou estudante que apresenta ausência ou dificuldade significativa na expressão verbal? Nesse sentido, o objetivo é investigar a compreensão que os professores do Atendimento Educacional Especializado, atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais e nos Centros de Atendimento Educacional Especializado do município de Araucária-Paraná, possuem a respeito da Comunicação Aumentativa e Alternativa. A fundamentação da pesquisa tem uma abordagem qualitativa,com pesquisa exploratória, bibliográfica e de natureza aplicada. Fizeram parte deste estudo 56 professores do Atendimento Educacional Especializado, atuantes em dois Centros de Atendimento e também nas Salas de Recursos Multifuncionais, que responderam a um questionário online com a finalidade de analisar o conhecimento acerca do tema, elencar as possíveis dúvidas e as principais dificuldades. Dentre os resultados obtidos, percebeu-se que a pesquisa aponta para a necessidade de abordar e aprofundar a temática. Verificou-se a significativa importância da implementação de formação continuada, envolvendo não apenas professores da educação especial, mas também os do quadro geral e demais profissionais que atendem o estudante, público da pesquisa, no contexto escolar. Perspectivas futuras da pesquisa incluem o desenvolvimento de estratégias formativas contínuas e práticas colaborativas entre professores e demais profissionais da escola, assegurando a aplicabilidade da Comunicação Aumentativa e Alternativa no cotidiano escolar. Espera-se, ainda, que os resultados possam subsidiar políticas públicas que incentivem a disseminação e ampliem as oportunidades de comunicação e inclusão para os estudantes, contribuindo para a construção de práticas pedagógicas mais equitativas e inclusivas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,98MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunicação Aumentativa e Alternativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolarpt_BR
Título: dc.titleA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Dissertação Rosicléia Siqueira de Castro.pdfhttps://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/6275,11 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973031/2/Dissertação Rosicléia Siqueira de Castro.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons