EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: AVANÇOS, PROBLEMAS E OS DESAFIOS DOS GESTORES E PROFESSORES DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ANGOLA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSALA, EDUARDO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-03T15:27:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-03T15:27:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/971-
identificador: dc.identifier.otherEDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA EM ANGOLApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973022-
Resumo: dc.description.abstractAngola é um país localizado na região Centro-Sul de África, que depois da independência em 1975, viveu 27 longos anos de guerra civil que terminou em 2002, uma página sombria da história do país que deixou milhares de pessoas mutiladas, inclusive crianças vítimas de minas antipessoal. Junto desse grupo, estão as crianças e adolescentes portadoras de deficiências diversas, que variam de motoras à intelectuais. Com o uso de uma abordagem qualitativa, método de pesquisa bibliográfica sistematizada, este artigo analisa a situação da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva em Angola, bem como o status da institucionalização das leis nacionais e tratados internacionais dos direitos das pessoas com deficiência no país. Os resultados desta pesquisa apontam que, apesar de o país ter avançado do ponto de vista legislativo/normativo, a institucionalização dos diretos a educação das pessoas com deficiência fica aquém do expetável, as barreiras estruturais, institucionais e sociais continuam sendo impostas à essa parcela de cidadãos nacionais, obstaculizando a possibilidade de Ascensão acadêmico profissional e, portanto, social de milhares de crianças no país.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent639 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectANGOLApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDEFICIÊNCIAS MOTORAS E INTELICTUAISpt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: AVANÇOS, PROBLEMAS E OS DESAFIOS DOS GESTORES E PROFESSORES DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ANGOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons