
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | PAULINO, FRANCISCO GLAUBER DE OLIVEIRA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-04T20:37:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-04T20:37:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973007 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | À guisa de apresentação, é importante que se diga logo de início que o presente livro é, com pouquíssimas modificações, a monografia de graduação em Pedagogia de seu autor. Os conteúdos desenvolvidos ao longo deste opúsculo homônimo a monografia têm como base o texto do Trabalho de Conclusão de Curso (Paulino, 2022), trabalho este que fora defendido no dia 12 de dezembro de 2022 no Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (CED-UECE), campus Fortaleza6. Dito isso, agora lanço mãos às palavras do grande esteta da literatura mundial português, José Saramago (1922-2010). Saramago (2017, p. 82) nos diz, em sua obra Cain, esta lançada em nosso país pela editora Companhia das Letras, em 2009, o seguinte: “Com estas minhas mãos amassei este pão que te trago, com o fogo que só dentro da terra há o cozi”. Dou início a esta exposição descritiva com estas belas palavras por compreender que elas condensam, dentro de sua chave poética e de expressão catártica, o labor intelectual e físico empregado nas páginas que se seguirão. Isto posto, agora posso afirmar que embora a apresentação costume figurar as primeiras páginas de um livro ou de ou outro fac-símile a verdade é que, assim como o prefácio que lhe antecede, a apresentação só é construída no momento da conclusão da redação de nosso estudo, quando finalmente podemos explicar o mesmo a partir de numerosas perspectivas do que para nós significou a nossa escrita. Assim sendo, pareceu-me, inicialmente, que este labour fora um processo de construção fascinante, fruto – como todas as coisas produzidas pelo trabalho concreto – de um contexto amplo e de determinadas circunstâncias e de múltiplas determinações que lhe circunscreveu e que gostariamos de socializar, a partir de agora, com os leitores. Posso asseverar aoleitor que a tarefa de apresentar as primeiras linhas de um livro não é uma tarefa nada fácil visto que esta hercúlea tarefa também pode ser vista como um resumo indicativo da sequência dos estudos bibliográficos e documentais da pesquisa, assim como também de seu conteúdo expositivo e, por último, de poder lançar as primeiras aproximações, ainda que de forma muito genérica e/ou sintética, a lógica adotada para a investigação trabalhada ao longo da pesquisa por seus elaboradores. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | O TRABALHO ESTILHAÇADO: A ACUMULAÇÃO PRIMITIVA DO TRABALHO PLATAFORMIZADO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| O trabalho estilhaçado.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973007/2/O trabalho estilhaçado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons