Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário Christus (Unichristus) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Luciana Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, Carlos José Mota de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, Glenda Maria Diógenes Santiago de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | TAVARES, Camille Mapurunga | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BARROS, Maria Luiza Varela Leal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-02T16:45:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-02T16:45:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Potencializando o Ensino de Cardiologia com Leitura em Sala e Utilização de Tecnologias Digitais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972988 | - |
Resumo: dc.description.abstract | "O contexto educacional médico tem passado por transformações significativas, com a crescente adoção de tecnologias digitais no ensino, impulsionada pela pandemia da COVID-19. Diante disso, o estudo tem como objetivo analisar a leitura em sala aliada às tecnologias digitais e à explanação dialogada durante o processo de aprendizagem no módulo de Cardiologia em um curso de Medicina de uma universidade cearense. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, envolvendo 32 estudantes de medicina. O estudo foi conduzido em cinco fases, incluindo uma avaliação diagnóstica, leitura em sala de aula, explanação dialogada, discussão de casos clínicos e avaliação pós-intervenção. Os resultados mostraram que a aula incorporou o uso de tecnologias digitais, incluindo um jogo de perguntas e respostas (quiz), leitura de texto em sala de aula e explanação dialogada. Os alunos se sentiram recompensados pela atividade, que promoveu a interação e o engajamento dos estudantes. O estudo destacou a importância da orientação em relação à leitura, propondo que ela seja abordada como uma habilidade prática e incorporada às discussões iniciais em sala de aula. Além disso, a utilização de tecnologias digitais, incluindo jogos educativos, mostrou-se eficaz para promover a participação ativa dos alunos, resultando em maior satisfação e desempenho acadêmico." | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 691 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cardiologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Digital | pt_BR |
Título: dc.title | Potencializando o Ensino de Cardiologia com Leitura em Sala e Utilização de Tecnologias Digitais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons