Potencializando o Ensino de Cardiologia com Leitura em Sala e Utilização de Tecnologias Digitais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Christus (Unichristus)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Luciana Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, Karla Angélica Silva do-
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Carlos José Mota de-
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Glenda Maria Diógenes Santiago de-
Autor(es): dc.contributor.authorTAVARES, Camille Mapurunga-
Autor(es): dc.contributor.authorBARROS, Maria Luiza Varela Leal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-02T16:45:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-02T16:45:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
identificador: dc.identifier.otherPotencializando o Ensino de Cardiologia com Leitura em Sala e Utilização de Tecnologias Digitaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972988-
Resumo: dc.description.abstract"O contexto educacional médico tem passado por transformações significativas, com a crescente adoção de tecnologias digitais no ensino, impulsionada pela pandemia da COVID-19. Diante disso, o estudo tem como objetivo analisar a leitura em sala aliada às tecnologias digitais e à explanação dialogada durante o processo de aprendizagem no módulo de Cardiologia em um curso de Medicina de uma universidade cearense. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, envolvendo 32 estudantes de medicina. O estudo foi conduzido em cinco fases, incluindo uma avaliação diagnóstica, leitura em sala de aula, explanação dialogada, discussão de casos clínicos e avaliação pós-intervenção. Os resultados mostraram que a aula incorporou o uso de tecnologias digitais, incluindo um jogo de perguntas e respostas (quiz), leitura de texto em sala de aula e explanação dialogada. Os alunos se sentiram recompensados pela atividade, que promoveu a interação e o engajamento dos estudantes. O estudo destacou a importância da orientação em relação à leitura, propondo que ela seja abordada como uma habilidade prática e incorporada às discussões iniciais em sala de aula. Além disso, a utilização de tecnologias digitais, incluindo jogos educativos, mostrou-se eficaz para promover a participação ativa dos alunos, resultando em maior satisfação e desempenho acadêmico."pt_BR
Tamanho: dc.format.extent691 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Médicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCardiologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Digitalpt_BR
Título: dc.titlePotencializando o Ensino de Cardiologia com Leitura em Sala e Utilização de Tecnologias Digitaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionaispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons