SUPERAH

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESPAR - Universidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTravaglia, Fabiana Silva Azevedo-
Autor(es): dc.contributor.authorHummel, Eromi Izabel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-02T13:52:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-02T13:52:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-04-
identificador: dc.identifier.otherFabiana Travaglia_Recurso_Oficial-95pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972981-
Resumo: dc.description.abstractO nome e a arte do produto educacional foram criados pela própria pesquisadora. O nome SUPERAH é formado pela aglutinação das palavras Superdotação e Altas Habilidades, sua imagem é representada por um cérebro com raízes que dão origem a uma planta em desenvolvimento, nas folhas há presença de três esferas que representam a concepção de superdotação dos três anéis de Joseph Renzulli: habilidade acima da média, comprometimento com a tarefa e criatividade. As esferas também podem representar os frutos, as inteligências múltiplas, que juntamente com a cor predominante verde no cérebro e na planta simbolizam a importância do seu desenvolvimento para atingir ao máximo as potencialidades dos estudantes com AH/SD. O RE foi elaborado a partir da abordagem Design Thinking (DT), uma metodologia inovadora e centrada no ser humano, que combina criatividade, colaboração e experimentação para resolver problemas complexos e criar soluções inovadoras. O DT representa uma maneira de pensar e agir que busca compreender as necessidades e desenvolver soluções produtivas. O RE divulgará informações sobre a temática AH/SD de forma clara e objetiva contendo imagens, vídeos e áudios para a divulgação de conhecimentos e identificação de estudantes com características de AH/SD pelos professores do ensino comum. Filatro e Cavalcanti (2017, p. 20), consideram o DT como “um catalisador de colaboração, de inovação e de busca por soluções mediante a observação e a cocriação, a partir do conceito de prototipagem rápida e da análise de diferentes realidades”.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent235KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAltas Habilidades/Superdotaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Título: dc.titleSUPERAHpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Fabiana Travaglia_Recurso_Oficial-95.pdfhttps://sites.google.com/escola.pr.gov.br/superah/in%C3%ADcio235.17 kBAdobe PDF/bitstream/capes/972981/2/Fabiana Travaglia_Recurso_Oficial-95.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons