O planejamento colaborativo na formação diversificada do ensino integral para promover uma educação inclusiva.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESPAR - Universidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Everton Schwartz da-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Sandra Salete de Camargo-
Autor(es): dc.contributor.authorMano, Amanda de Mattos Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Leociléa Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-02T13:20:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-02T13:20:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-31-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO Everton S Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972980-
Resumo: dc.description.abstractA oferta do Ensino em Tempo Integral (ETI), no Estado do Paraná, tem aumentado. Esse modelo educacional é direcionado para a formação integral dos(as) estudantes, oportunizada pela ampliação de tempo e espaço, articulado com os componentes curriculares da formação diversificada. Porém, percebemos que essa proposta encontra muitas dificuldades em sua efetivação e, muitas vezes, as ações pedagógicas reproduzem os processos segregacionistas e excludentes que comumente encontramos na educação pública. Frente a essa situação, identificamos o seguinte problema: Por que as práticas docentes inclusivas não estão sendo efetivadas, mesmo com todas as possibilidades que os componentes curriculares da formação diversificada oferecem? O objetivo geral foi compreender como o planejamento colaborativo pode contribuir na efetivação da proposta da ETI, por meio dos componentes curriculares da formação diversificada, na perspectiva da Educação Inclusiva. Como objetivos específicos foram: contextualizar a Educação Inclusiva na proposta do ETI; apresentar o planejamento colaborativo como possibilidade; identificar o processo de elaboração do planejamento pelos(as) participantes da pesquisa; promover uma formação presencial sobre o planejamento colaborativo; e desenvolver um recurso educacional, em formato de plataforma digital como suporte para a elaboração do planejamento colaborativo. Para contribuir com os objetivos da pesquisa, a fundamentação teórica pautou-se em autores(as) como Libâneo, Santos, Moll, Lago e Santos, Arroyo, Mendes, Vilaronga, Zerbato, Capellini, entre outros(as). A metodologia utilizada, conforme Minayo, Gomes, Deslandes, Creswell e Silva, identifica-se como pesquisa social qualitativa, exploratória e descritiva, executando uma pesquisa-ação. Com a utilização dos instrumentos de pesquisa – questionário e entrevistas – foi realizada a coleta de dados do grupo de pesquisa. Após a descrição, análise e interpretação dos dados, organizamos e implementamos o recurso educacional. Por se tratar de uma pesquisa-ação, pesquisador e participantes desenvolveram um trabalho colaborativo, pautado no processo dialógico que uniu a pesquisa com uma ação para o enfrentamento dos desafios que a contemporaneidade apresenta à educação pública, principalmente para que a educação se efetive inclusiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,04MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Tempo Integral (ETI)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento Colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Diversificadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titleO planejamento colaborativo na formação diversificada do ensino integral para promover uma educação inclusiva.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
DISSERTAÇÃO Everton S Silva.pdfhttps://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/6453.12 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972980/2/DISSERTAÇÃO Everton S Silva.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons