Gamificação: aprimorando as habilidades de comunicação e interação de crianças com autismo

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Autor(es): dc.contributorUNESPAR - Universidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Ana Paula da-
Autor(es): dc.contributor.authorCirino, Roseneide Maria Batista-
Autor(es): dc.contributor.authorFonseca, Katia Abreu-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Leocilea Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-02T12:28:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-02T12:28:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-27-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO ANA PAULApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972978-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa relaciona-se à temática da interação e comunicação das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto de inclusão. Tem como aporte a utilização da gamificação como auxílio no desenvolvimento destas habilidades e consequentemente, a consolidação de práticas inclusivas. A problemática em foco emergiu da constatação de práticas educacionais que demonstraram uma lacuna no que tange ao desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de comunicação e interação de alguns estudantes com autismo. Teve como objetivo avaliar em que medida as práticas pedagógicas, com auxílio da gamificação, contribuíram no desenvolvimento da comunicação e interação da criança com Transtorno do Espectro Autista. Os fundamentos balizadores do estudo centram-se na Teoria Histórico Cultural em específico nos estudos de Vygostsky e autores que utilizaram o uso de metodologias ativas, especificamente a gamificação como, Busarello (2016), Baich e Moran (2018), Fardo (2013) dentre outros. A metodologia fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e de campo tendo como método e coleta de dados o experimento didático formativo, e a análise de dados foi realizada por meio da abordagem qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola do município de Umuarama-PR, que atende as etapas da Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Os sujeitos são 4- quatro estudantes com Transtorno do Espectro Autista da referida escola que estudavam no 4º e 5º ano e que apresentavam peculiaridades nas habilidades de comunicação e interação os quais responderam ao experimento didático formativo organizado em dois formatos: um com texto em prosa e o outro apresentado por meio da gamificação. A partir da análise dos dados, foi possível averiguar que a prática gamificada proporcionou uma maior participação e o aprimoramento das habilidades de comunicação e interação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,03MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Título: dc.titleGamificação: aprimorando as habilidades de comunicação e interação de crianças com autismopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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DISSERTAÇÃO ANA PAULA.pdfhttps://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/6224,13 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972978/2/DISSERTAÇÃO ANA PAULA.pdfDownload

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