Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Ana Paula da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cirino, Roseneide Maria Batista | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fonseca, Katia Abreu | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Leocilea Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-02T12:28:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-02T12:28:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO ANA PAULA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972978 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa relaciona-se à temática da interação e comunicação das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto de inclusão. Tem como aporte a utilização da gamificação como auxílio no desenvolvimento destas habilidades e consequentemente, a consolidação de práticas inclusivas. A problemática em foco emergiu da constatação de práticas educacionais que demonstraram uma lacuna no que tange ao desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de comunicação e interação de alguns estudantes com autismo. Teve como objetivo avaliar em que medida as práticas pedagógicas, com auxílio da gamificação, contribuíram no desenvolvimento da comunicação e interação da criança com Transtorno do Espectro Autista. Os fundamentos balizadores do estudo centram-se na Teoria Histórico Cultural em específico nos estudos de Vygostsky e autores que utilizaram o uso de metodologias ativas, especificamente a gamificação como, Busarello (2016), Baich e Moran (2018), Fardo (2013) dentre outros. A metodologia fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e de campo tendo como método e coleta de dados o experimento didático formativo, e a análise de dados foi realizada por meio da abordagem qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola do município de Umuarama-PR, que atende as etapas da Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Os sujeitos são 4- quatro estudantes com Transtorno do Espectro Autista da referida escola que estudavam no 4º e 5º ano e que apresentavam peculiaridades nas habilidades de comunicação e interação os quais responderam ao experimento didático formativo organizado em dois formatos: um com texto em prosa e o outro apresentado por meio da gamificação. A partir da análise dos dados, foi possível averiguar que a prática gamificada proporcionou uma maior participação e o aprimoramento das habilidades de comunicação e interação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,03MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Título: dc.title | Gamificação: aprimorando as habilidades de comunicação e interação de crianças com autismo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO ANA PAULA.pdf | https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/622 | 4,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972978/2/DISSERTAÇÃO ANA PAULA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons