Educação em Rede: estudos sobre tecnologias emergentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSobrinho, Benedito Braz-
Autor(es): dc.contributor.authorVeríssimo, Adriana Carla de Araújo-
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroz, Davi Cipriano de-
Autor(es): dc.contributor.authorFranco Neto, Inácio Muniz-
Autor(es): dc.contributor.authorNunes, Paulo Henrique de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-01T02:40:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-01T02:40:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-30-
identificador: dc.identifier.otherEducação em Redept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972972-
Resumo: dc.description.abstractA educação, em constante evolução impulsionada por avanços tecnológicos, segue apresentando novas abordagens pedagógicas que transformam a forma como ensinamos e aprendemos. Desta forma, este livro, em seu primeiro volume, reúne uma coletânea de artigos acadêmicos, oriundos do Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação, que exploram temas importantes diante das mudanças na prática educacional. Cabe esclarecer que a estrutura desta obra foi organizada em seções temáticas, permitindo uma abordagem sistemática e aprofundada dos assuntos tratados. Os artigos seguem as normas APA (American Psychological Association), em razão do curso estadunidense. Seção 01 – Tecnologias Emergentes na Educação abre a discussão com um capítulo que apresenta a integração das Tecnologias no ensino. Na seção 2 – Inteligência Artificial na Educação, um capítulo que explora o impacto da IA no Ensino à Distância. Na seção 3 – A Neurociência e a Tecnologia, dois capítulos analisam as interseções entre as ciências cognitivas e as tecnologias. A seção 4 – Metodologias Ativas na Educação aprofunda-se em práticas inovadoras, trazendo sete capítulos que discutem abordagens como aprendizagem baseada em gamificação, Peer Instruction, Quadrinhos Digitais e outras estratégias centradas no aluno. A Seção 5 – Ferramentas Colaborativas na Educação apresenta três capítulos que enfatizam o papel da colaboração mediada pela tecnologia, inclusive na Educação Especial, destacando plataformas e recursos que facilitam a interação entre estudantes e professores, entre eles, o PODCAST. Na Seção 6 – Avaliação e Gestão Escolar, quatro capítulos abordam processos avaliativos e modelos de gestão educacional alinhados às novas demandas da sociedade contemporânea. Por fim, na seção 7 – Segurança Digital um capítulo encerra a obra com uma reflexão sobre o papel da escola na promoção da cidadania digital. Este volume, portanto, busca contribuir para o debate acadêmico e profissional sobre a relação entre educação e tecnologia, fornecendo subsídios para pesquisadores, docentes e gestores educacionais. Que esta leitura inspire novas reflexões e aplicações concretas, fortalecendo o compromisso com uma educação inovadora, acessível e de qualidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2063pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação, pesquisa e tópicos relacionadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProcessamento de dados / Educação por computadorpt_BR
Título: dc.titleEducação em Rede: estudos sobre tecnologias emergentespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons