Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sobrinho, Benedito Braz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Veríssimo, Adriana Carla de Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Queiroz, Davi Cipriano de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Franco Neto, Inácio Muniz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes, Paulo Henrique de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-01T02:40:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-01T02:40:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação em Rede | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972972 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação, em constante evolução impulsionada por avanços tecnológicos, segue apresentando novas abordagens pedagógicas que transformam a forma como ensinamos e aprendemos. Desta forma, este livro, em seu primeiro volume, reúne uma coletânea de artigos acadêmicos, oriundos do Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação, que exploram temas importantes diante das mudanças na prática educacional. Cabe esclarecer que a estrutura desta obra foi organizada em seções temáticas, permitindo uma abordagem sistemática e aprofundada dos assuntos tratados. Os artigos seguem as normas APA (American Psychological Association), em razão do curso estadunidense. Seção 01 – Tecnologias Emergentes na Educação abre a discussão com um capítulo que apresenta a integração das Tecnologias no ensino. Na seção 2 – Inteligência Artificial na Educação, um capítulo que explora o impacto da IA no Ensino à Distância. Na seção 3 – A Neurociência e a Tecnologia, dois capítulos analisam as interseções entre as ciências cognitivas e as tecnologias. A seção 4 – Metodologias Ativas na Educação aprofunda-se em práticas inovadoras, trazendo sete capítulos que discutem abordagens como aprendizagem baseada em gamificação, Peer Instruction, Quadrinhos Digitais e outras estratégias centradas no aluno. A Seção 5 – Ferramentas Colaborativas na Educação apresenta três capítulos que enfatizam o papel da colaboração mediada pela tecnologia, inclusive na Educação Especial, destacando plataformas e recursos que facilitam a interação entre estudantes e professores, entre eles, o PODCAST. Na Seção 6 – Avaliação e Gestão Escolar, quatro capítulos abordam processos avaliativos e modelos de gestão educacional alinhados às novas demandas da sociedade contemporânea. Por fim, na seção 7 – Segurança Digital um capítulo encerra a obra com uma reflexão sobre o papel da escola na promoção da cidadania digital. Este volume, portanto, busca contribuir para o debate acadêmico e profissional sobre a relação entre educação e tecnologia, fornecendo subsídios para pesquisadores, docentes e gestores educacionais. Que esta leitura inspire novas reflexões e aplicações concretas, fortalecendo o compromisso com uma educação inovadora, acessível e de qualidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2063 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação, pesquisa e tópicos relacionados | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Processamento de dados / Educação por computador | pt_BR |
Título: dc.title | Educação em Rede: estudos sobre tecnologias emergentes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Educação em Rede.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972972/2/Educação em Rede.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons