Tecnologias Digitais para otimizar a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESPAR - Universidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTravaglia, Fabiana Silva Azevedo-
Autor(es): dc.contributor.authorHummel, Eromi Izabel-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Eliane Paganini da-
Autor(es): dc.contributor.authorPedro, Ketilin Mayra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-02T13:44:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-02T13:44:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-04-
identificador: dc.identifier.otherFabiana Travaglia_Dissertação_Oficialpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972970-
Resumo: dc.description.abstractA identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) é primordial para desenvolver suas potencialidades. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei nº 9.394/1996) garante o direito ao atendimento educacional especializado aos estudantes com AH/SD, no entanto, a invisibilidade desses estudantes no contexto escolar impede o acesso aos seus direitos, comprometendo seu desenvolvimento pleno e a equidade educacional. Nesse sentido o papel dos professores é imprescindível na identificação dos estudantes com AH/SD. O objetivo deste estudo foi analisar como as tecnologias digitais podem otimizar a identificação de estudantes com AH/SD, a fim de promover o atendimento educacional especializado. Para esse intuito, os objetivos específicos propostos foram: contextualizar concepções e as características de estudantes com AH/SD, especificar as contribuições das tecnologias digitais na educação e identificação dos estudantes com AH/SD e desenvolver um website para otimizar a identificação de estudantes com AH/SD. A investigação buscou formas que ampliem a identificação dos estudantes com AH/SD no contexto escolar, por conseguinte o tipo de estudo foi exploratório e descritivo, de natureza aplicada. O procedimento adotado foi de pesquisa de campo, sua abordagem foi qualitativa, para análise dos dados foi empregada a análise de conteúdo e o método aplicado ao recurso educacional foi o Design Thinking (DT). Este trabalho fundamentou-se na Teoria dos três anéis, proposta por Joseph Renzulli, e das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, posto que são as teorias adotadas pelo Ministério da Educação (MEC) na identificação dos estudantes com AH/SD. A pesquisa contou com 55 professores que atuam nos 6º anos do Ensino Fundamental de três colégios estaduais que ofertam o Ensino Fundamental II – Anos Finais e o Ensino Médio, de Umuarama, Paraná. Com base nos resultados deste estudo, a subnotificação no Censo Escolar e invisibilidade dos estudantes com AH/SD no contexto escolar são resultado da falta de conhecimento e formação dos professores em AH/SD, a coleta de dados revelou que 80% dos professores participantes da pesquisa nunca participaram de formação sobre o tema, além disso, a falta de tempo, recursos, preenchimento de formulários impressos para indicar estudantes com AH/SD, a sobrecarga de trabalho, salas numerosas e esforços direcionados aos estudantes com dificuldades são barreiras para a percepção e reconhecimento das características dos estudantes com AH/SD em sala de aula, pelos professores. Com o intuito de promover conhecimento sobre AH/SD foi realizada com todos os professores dos três colégios participantes a “Oficina Pedagógica em AH/SD” no momento formativo de Estudo e Planejamento. A análise dos dados também demonstrou um consenso significativo de 87% dos respondentes sobre o potencial das tecnologias digitais para auxiliar na identificação de estudantes com AH/SD e desse modo, o recurso educacional, um website denominado SUPERAH, foi desenvolvido com o propósito de favorecer a identificação de estudantes com AH/SD e divulgar informações sobre as características deste Público da Educação Especial (PEE).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,92MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAltas Habilidades/Superdotaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Título: dc.titleTecnologias Digitais para otimizar a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Fabiana Travaglia_Dissertação_Oficial.pdfhttps://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/2964,02 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972970/2/Fabiana Travaglia_Dissertação_Oficial.pdfDownload

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