PRÁTICAS COLABORATIVAS ENTRE PROFESSORES DAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SALA COMUM, NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSegrillo, Priscila Marengo-
Autor(es): dc.contributor.authorLord, Lúcio José Dutra-
Autor(es): dc.contributor.authorTrugillo, Edneuza Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorBeber, Irene Carrillo Romero-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-02T11:25:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-02T11:25:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-28-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - Priscilapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972967-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo estudar e conhecer quais são, e como se dão as práticas colaborativas desenvolvidas entre a professora da sala de AEE e a professora da sala comum, para o processo de inclusão escolar do aluno com deficiência. O estudo pautou-se no método de pesquisa qualitativa, com a abordagem de estudo de caso em uma escola da Rede Municipal de Sinop-MT, com turmas de fase I e II, no período matutino. Os participantes da pesquisa foram: uma professora da sala de AEE que atende na sala de recursos e quatro professoras da sala comum que possuem crianças (PAEE) matriculados em sala. As técnicas de pesquisas foram: observação participante, análise documental e entrevistas semiestruturadas. A análise documental, toma as normativas implantadas na educação especial do município, no ano de 2022, para atribuição de aula da professora de AEE que atende na sala de recursos. De acordo com a proposta do Mestrado Profissional, o Produto Educacional foi elaborado a partir dos dados coletados e da revisão da Literatura, resultando em um Guia de Orientações sobre a prática colaborativa, elencada através do trabalho colaborativo, cujo objetivo é apresentar e conceituar a proposta do trabalho colaborativo, e proporcionar que as participantes da pesquisa aprofundem o conhecimento a respeito do tema. Em conformidade com a bibliografia de autores que abordam a temática, o guia traz uma breve informação a respeito da proposta do trabalho colaborativo, conforme a Instrução Normativa do Município nº. 002/2022, para que as professores aprimorem o conhecimento e reflitam sobre a proposta. Os resultados apontam que as práticas colaborativas, emergem no contexto de atividades desenvolvidas em conjunto nos espaços escolares, nas observações e discussões sobre os alunos, no acompanhamento do desenvolvimento e aprendizagem, em conversas a respeito do planejamento e estratégias de trabalho. Essas práticas acontecem em sala de aula e se estendem a outros espaços escolares, como o pátio, sala de professores e direção. Os dados apontam, que a colaboração entre os professores, contribuem para que o aluno com deficiência participe e desenvolva as habilidades que possui, o que abrange não só esses alunos, como também os demais alunos da sala, além disso, este trabalho será melhor se for desenvolvido com a presença do outro professor.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,39MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectinclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttrabalho colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpráticas colaborativaspt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS COLABORATIVAS ENTRE PROFESSORES DAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SALA COMUM, NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Dissertação - Priscila.pdfhttps://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese1,43 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972967/2/Dissertação - Priscila.pdfDownload

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