ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL POR MEIO DE ATIVIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

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Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPedroso, Fabricia Lidiane Camilo-
Autor(es): dc.contributor.authorAlexandre, Ivone Jesus-
Autor(es): dc.contributor.authorTrugillo, Edneuza Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Luciene Neves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-02T11:18:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-02T11:18:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
identificador: dc.identifier.otherINTELECTUAL_POR_MEIO_DE_ATIVIDADES_Dpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972966-
Resumo: dc.description.abstractNossa sociedade é cercada pela língua escrita nas mais diferentes formas. As habilidades de leitura e escrita são constantemente requisitadas, logo, ser alfabetizado e se apoderar da língua escrita são questões fundamentais para a escola, que deve ter como meta propiciar que todos tenham a possibilidade de ler e escrever, inclusive o estudante com deficiência intelectual leve. O presente estudo teve como objetivo analisar as intervenções pedagógicas que envolvem atividades de consciência fonológica para o desenvolvimento do sistema de escrita alfabética a estudantes com deficiência intelectual leve, matriculados nos anos finais do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: investigar sobre a história de vida desses estudantes, partindo do contexto social do nascimento até a vida escolar; identificar o conhecimento real sobre o sistema alfabético, especificamente no que diz respeito às habilidades de escrita e leitura; avaliar os efeitos de atividades de consciência fonológica sobre o desenvolvimento do sistema de escrita alfabética nesses indivíduos; descrever se a mediação de atividades de consciência fonológica contribui para o avanço na escrita. A partir de uma abordagem qualitativa, essa investigação foi realizada em uma escola estadual no município de Sinop/MT. Utilizamos a pesquisa participante, uma vez que a pesquisadora está inserida no ambiente pesquisado e realizou as intervenções pedagógicas. Os participantes da pesquisa foram dois estudantes com deficiência intelectual leve, matriculados nos anos finais do ensino fundamental (7º ano), não alfabetizados, bem como seus responsáveis. A coleta de dados aconteceu por meio de avaliações diagnósticas (inicial e final), intervenções pedagógicas utilizando atividades de consciência fonológica e entrevista com os responsáveis. Para o embasamento teórico, entre os autores utilizados, destacamos: Vygotsky (2003, 2007, 2010, 2011, 2022), pioneiro nos estudos sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento de pessoas com deficiência no início do século XX, Soares (2022, 2004), Mucci (2018), Silva e Cavalcanti (2021), Silva (2016), teóricas que investiga o desenvolvimento da aquisição da escrita em estudantes e Garcia (2018, 2021). As considerações da pesquisa indicam que as intervenções pedagógicas voltadas para a consciência fonológica têm um impacto positivo no desenvolvimento do sistema de escrita alfabética nos participantes desta pesquisa. Os resultados apontam que as atividades de consciência fonológica contribuíram para a melhoria das habilidades de leitura e escrita, proporcionando-lhes o desenvolvimento de competências linguísticas. Além disso, as intervenções foram bem recebidas e os estudantes com DI demonstraram interesse em participar das atividades propostas. A fim de difundir o conhecimento produzido nesta pesquisa, como produto educacional, desenvolvemos um guia orientativo pedagógico, um marco importante neste trabalho, que converge teoria e prática em uma abordagem concreta e aplicável. A pesquisa se transforma em ação, tornando-se uma contribuição para a comunidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,8MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência intelectual levept_BR
Título: dc.titleALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL POR MEIO DE ATIVIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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