Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pedroso, Fabricia Lidiane Camilo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alexandre, Ivone Jesus | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Trugillo, Edneuza Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Luciene Neves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-02T11:18:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-02T11:18:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | INTELECTUAL_POR_MEIO_DE_ATIVIDADES_D | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972966 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nossa sociedade é cercada pela língua escrita nas mais diferentes formas. As habilidades de leitura e escrita são constantemente requisitadas, logo, ser alfabetizado e se apoderar da língua escrita são questões fundamentais para a escola, que deve ter como meta propiciar que todos tenham a possibilidade de ler e escrever, inclusive o estudante com deficiência intelectual leve. O presente estudo teve como objetivo analisar as intervenções pedagógicas que envolvem atividades de consciência fonológica para o desenvolvimento do sistema de escrita alfabética a estudantes com deficiência intelectual leve, matriculados nos anos finais do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: investigar sobre a história de vida desses estudantes, partindo do contexto social do nascimento até a vida escolar; identificar o conhecimento real sobre o sistema alfabético, especificamente no que diz respeito às habilidades de escrita e leitura; avaliar os efeitos de atividades de consciência fonológica sobre o desenvolvimento do sistema de escrita alfabética nesses indivíduos; descrever se a mediação de atividades de consciência fonológica contribui para o avanço na escrita. A partir de uma abordagem qualitativa, essa investigação foi realizada em uma escola estadual no município de Sinop/MT. Utilizamos a pesquisa participante, uma vez que a pesquisadora está inserida no ambiente pesquisado e realizou as intervenções pedagógicas. Os participantes da pesquisa foram dois estudantes com deficiência intelectual leve, matriculados nos anos finais do ensino fundamental (7º ano), não alfabetizados, bem como seus responsáveis. A coleta de dados aconteceu por meio de avaliações diagnósticas (inicial e final), intervenções pedagógicas utilizando atividades de consciência fonológica e entrevista com os responsáveis. Para o embasamento teórico, entre os autores utilizados, destacamos: Vygotsky (2003, 2007, 2010, 2011, 2022), pioneiro nos estudos sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento de pessoas com deficiência no início do século XX, Soares (2022, 2004), Mucci (2018), Silva e Cavalcanti (2021), Silva (2016), teóricas que investiga o desenvolvimento da aquisição da escrita em estudantes e Garcia (2018, 2021). As considerações da pesquisa indicam que as intervenções pedagógicas voltadas para a consciência fonológica têm um impacto positivo no desenvolvimento do sistema de escrita alfabética nos participantes desta pesquisa. Os resultados apontam que as atividades de consciência fonológica contribuíram para a melhoria das habilidades de leitura e escrita, proporcionando-lhes o desenvolvimento de competências linguísticas. Além disso, as intervenções foram bem recebidas e os estudantes com DI demonstraram interesse em participar das atividades propostas. A fim de difundir o conhecimento produzido nesta pesquisa, como produto educacional, desenvolvemos um guia orientativo pedagógico, um marco importante neste trabalho, que converge teoria e prática em uma abordagem concreta e aplicável. A pesquisa se transforma em ação, tornando-se uma contribuição para a comunidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12,8MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência fonológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência intelectual leve | pt_BR |
Título: dc.title | ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL POR MEIO DE ATIVIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ALFABETIZAO_DE_ESTUDANTES_COM_DEFICINCIA_INTELECTUAL_POR_MEIO_DE_ATIVIDADES_D.pdf | https://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese | 13.14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972966/2/ALFABETIZAO_DE_ESTUDANTES_COM_DEFICINCIA_INTELECTUAL_POR_MEIO_DE_ATIVIDADES_D.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons