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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Vania Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Robson Alex | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Guedes, Sumaya Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Trugillo, Edneuza Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-30T16:31:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-30T16:31:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertao_Vania_Cristina_Marques | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972953 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação analisa como as tecnologias digitais podem ser utilizadas como proposta pedagógica para estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no contexto da educação inclusiva, visando enriquecer a aprendizagem desses alunos. A questão central da pesquisa foi pensar de que modo as tecnologias digitais podem favorecer a construção de saberes de estudantes identificados como AH/SD? A pesquisa, de natureza qualitativa descritiva, foi realizada na Escola Municipal de Educação Básica Profa. Leni Teresinha Benedetti, em Sinop-MT, e envolveu 30 professores. Os instrumentos para a coleta de dados incluíram entrevistas semiestruturadas, observações das práticas pedagógicas dos professores e um diário de campo. Para fundamentar nosso referencial teórico, utilizamos, entre outros, os trabalhos de Gardner (1989), Renzulli (1978), Fleith (2006), Pérez (2004) e Alencar e Fleith (2001), que discutem a necessidade de identificar e atender às altas habilidades/superdotação no contexto educacional brasileiro. Os principais resultados indicaram uma compreensão variada e, muitas vezes, limitada sobre conceitos como múltiplas inteligências, altas habilidades e as contribuições das tecnologias digitais para esses estudantes. As respostas também apontaram a necessidade urgente de formação continuada detalhada sobre esses temas, para que os professores possam reconhecer e apoiar adequadamente esses alunos com características diversas. Para atender a essas necessidades, desenvolvemos um guia formativo intitulado "As Múltiplas Inteligências e as Altas Habilidades/Superdotação na Educação Digital: conceitos, estratégias e práticas", destinado a apoiar os professores na implementação de práticas pedagógicas inclusivas e tecnológicas. Conclui-se que é essencial proporcionar uma formação que auxilie os professores na integração das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, assegurando uma educação de qualidade e inclusiva para todos os estudantes. Os dados coletados indicam que, quando utilizadas de maneira adequada, as tecnologias digitais podem transformar o processo de ensino e aprendizagem, criando um ambiente inclusivo que facilita o desenvolvimento dos estudantes com altas habilidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,81MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
Título: dc.title | AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertao_Vania_Cristina_Marques.pdf | https://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese | 1,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972953/2/Dissertao_Vania_Cristina_Marques.pdfDownload |
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