AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Vania Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Robson Alex-
Autor(es): dc.contributor.authorGuedes, Sumaya Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorTrugillo, Edneuza Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-30T16:31:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-30T16:31:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-05-
identificador: dc.identifier.otherDissertao_Vania_Cristina_Marquespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972953-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação analisa como as tecnologias digitais podem ser utilizadas como proposta pedagógica para estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no contexto da educação inclusiva, visando enriquecer a aprendizagem desses alunos. A questão central da pesquisa foi pensar de que modo as tecnologias digitais podem favorecer a construção de saberes de estudantes identificados como AH/SD? A pesquisa, de natureza qualitativa descritiva, foi realizada na Escola Municipal de Educação Básica Profa. Leni Teresinha Benedetti, em Sinop-MT, e envolveu 30 professores. Os instrumentos para a coleta de dados incluíram entrevistas semiestruturadas, observações das práticas pedagógicas dos professores e um diário de campo. Para fundamentar nosso referencial teórico, utilizamos, entre outros, os trabalhos de Gardner (1989), Renzulli (1978), Fleith (2006), Pérez (2004) e Alencar e Fleith (2001), que discutem a necessidade de identificar e atender às altas habilidades/superdotação no contexto educacional brasileiro. Os principais resultados indicaram uma compreensão variada e, muitas vezes, limitada sobre conceitos como múltiplas inteligências, altas habilidades e as contribuições das tecnologias digitais para esses estudantes. As respostas também apontaram a necessidade urgente de formação continuada detalhada sobre esses temas, para que os professores possam reconhecer e apoiar adequadamente esses alunos com características diversas. Para atender a essas necessidades, desenvolvemos um guia formativo intitulado "As Múltiplas Inteligências e as Altas Habilidades/Superdotação na Educação Digital: conceitos, estratégias e práticas", destinado a apoiar os professores na implementação de práticas pedagógicas inclusivas e tecnológicas. Conclui-se que é essencial proporcionar uma formação que auxilie os professores na integração das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, assegurando uma educação de qualidade e inclusiva para todos os estudantes. Os dados coletados indicam que, quando utilizadas de maneira adequada, as tecnologias digitais podem transformar o processo de ensino e aprendizagem, criando um ambiente inclusivo que facilita o desenvolvimento dos estudantes com altas habilidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,81MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolarpt_BR
Título: dc.titleAS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Dissertao_Vania_Cristina_Marques.pdfhttps://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese1,86 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972953/2/Dissertao_Vania_Cristina_Marques.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons