MANIFESTO DA FORMAÇÃO CRÍTICA: Narrativas em movimento para a formação permanente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Estêvão Barbosa Dos-
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Marion Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-30T16:47:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-30T16:47:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-31-
identificador: dc.identifier.otherRECURSO_ESTEVÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972942-
Resumo: dc.description.abstractO "MANIFESTO¹ DA FORMAÇÃO CRÍTICA: narrativas em movimento para a formação permanente" foi elaborado com o objetivo de situar sua práxis do professor-educador pelos saberes de experiência. É um produto educacional baseado na dissertação "Os Saberes de Experiências na Educação Inclusiva Escolar: a práxis do educador em cena pela história de vida no Atendimento Educacional Especializado" de Estevão Barbosa dos Santos. Os saberes de experiências dos educadores explicitam as lutas e as posições dos sujeitos, situando a construção de uma práxis pedagógica para a qual a inclusão é reveladora de práticas excludentes. Assim, tratamos de denominar este texto de Manifesto: manifesto em defesa dos sujeitos escolares e de sua resistência, de denúncias e anúncios, produtos das relações sociais mediados por contradições de uma sociedade marcada pelo esvaziamento das potências humanas. Este manifesto é um convite à reflexão crítica de narrativas dos sujeitos professores-educadores em seus processos ora de reprodução ora de transformação. Não vislumbramos antecipar o campo das práticas e nem receitar o papel dos sujeitos professoreseducadores nos campo de suas práxis. Referimos a inaugurar a defesa de formações permanentes, das problematizações, do diálogo, de vislumbrar os que fazeres pedagógicos de nossa inquietude enquanto trabalhadores da educação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,01MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPráxispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Permanentept_BR
Título: dc.titleMANIFESTO DA FORMAÇÃO CRÍTICA: Narrativas em movimento para a formação permanentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
RECURSO_ESTEVÃO.pdfhttps://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese1.04 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972942/2/RECURSO_ESTEVÃO.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons