OS SABERES DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESCOLAR: A PRÁXIS DO EDUCADOR EM CENA PELA HISTÓRIA DE VIDA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Estêvão Barbosa Dos-
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Marion Machado-
Autor(es): dc.contributor.authorGuedes, Sumaya Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorPurin, Paola Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-30T16:44:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-30T16:44:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-31-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO_ESTEVÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972941-
Resumo: dc.description.abstractOs saberes de experiências construídas são fundamentais para a práxis do educador. Neste estudo, investigamos as relações, os processos e os movimentos que qualificam a práxis do educador no Atendimento Educacional Especializado (AEE), com foco nas mediações históricas que influenciam a construção desses saberes. Nosso objeto de pesquisa é apreender os saberes da experiência e as formações teórico-práticas, tanto inicial quanto permanente, situando esses movimentos no trabalho docente no AEE diante da pluralidade e diversidade dos estudantes. Para a pesquisa, orientada pelos fundamentos da perspectiva qualitativa em seu caminho metodológico, utilizamos principalmente a História de Vida, valendo-nos de entrevistas para aprofundar nessas mediações. Também empregamos a técnica de coleta de dados por questionários para caracterizar os sujeitos de pesquisa, com análise documental cruzada. Participaram das entrevistas seis professoras e dos questionários trinta e oito professores que atuam em escolas públicas de Sinop. Quanto as categorias organizadoras de análises, orientamo-nos por constructos teóricos de Vilaronga e Mendes (2014), Piccolo (2022), Nóvoa (1992), Libâneo (2016), Freire (1996), Marx (1989) e Kuenzer (2002). Para o desenvolvimento do produto educacional, ainda em fase de construção, propomos um manifesto dos saberes organizadores da práxis educativa para o educador de AEE, com a finalidade de fomentar os lugares de historicidades que atuam e medeiam os processos educativos dos professores especialistas. Consideramos que é essencial reconstruir os saberes da docência para prática inclusiva na educação, valorizando a história de vida dos professores no Atendimento Educacional Especializado, considerando o estágio do capitalismo flexível excludente sob seu modelo neoliberal.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent909KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPráxispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Permanentept_BR
Título: dc.titleOS SABERES DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESCOLAR: A PRÁXIS DO EDUCADOR EM CENA PELA HISTÓRIA DE VIDA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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Arquivos associados:
DISSERTAÇÃO_ESTEVÃO.pdfhttps://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese909,58 kBAdobe PDF/bitstream/capes/972941/2/DISSERTAÇÃO_ESTEVÃO.pdfDownload

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