Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Estêvão Barbosa Dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cunha, Marion Machado | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Guedes, Sumaya Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Purin, Paola Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-30T16:44:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-30T16:44:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO_ESTEVÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972941 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os saberes de experiências construídas são fundamentais para a práxis do educador. Neste estudo, investigamos as relações, os processos e os movimentos que qualificam a práxis do educador no Atendimento Educacional Especializado (AEE), com foco nas mediações históricas que influenciam a construção desses saberes. Nosso objeto de pesquisa é apreender os saberes da experiência e as formações teórico-práticas, tanto inicial quanto permanente, situando esses movimentos no trabalho docente no AEE diante da pluralidade e diversidade dos estudantes. Para a pesquisa, orientada pelos fundamentos da perspectiva qualitativa em seu caminho metodológico, utilizamos principalmente a História de Vida, valendo-nos de entrevistas para aprofundar nessas mediações. Também empregamos a técnica de coleta de dados por questionários para caracterizar os sujeitos de pesquisa, com análise documental cruzada. Participaram das entrevistas seis professoras e dos questionários trinta e oito professores que atuam em escolas públicas de Sinop. Quanto as categorias organizadoras de análises, orientamo-nos por constructos teóricos de Vilaronga e Mendes (2014), Piccolo (2022), Nóvoa (1992), Libâneo (2016), Freire (1996), Marx (1989) e Kuenzer (2002). Para o desenvolvimento do produto educacional, ainda em fase de construção, propomos um manifesto dos saberes organizadores da práxis educativa para o educador de AEE, com a finalidade de fomentar os lugares de historicidades que atuam e medeiam os processos educativos dos professores especialistas. Consideramos que é essencial reconstruir os saberes da docência para prática inclusiva na educação, valorizando a história de vida dos professores no Atendimento Educacional Especializado, considerando o estágio do capitalismo flexível excludente sob seu modelo neoliberal. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 909KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Práxis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Permanente | pt_BR |
Título: dc.title | OS SABERES DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESCOLAR: A PRÁXIS DO EDUCADOR EM CENA PELA HISTÓRIA DE VIDA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_ESTEVÃO.pdf | https://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese | 909,58 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972941/2/DISSERTAÇÃO_ESTEVÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons