
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves de Oliveira, Gleiciana Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Andrade dos Santos, Thays Vitória | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa e Silva Luz, Thaizi Helena | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gomes da Silva, Fabrícia | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lima Barbosa, Ana Paula | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-30T14:10:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-30T14:10:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/948 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972932 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Implementar o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na organização da prática pedagógica possibilita adquirir suportes para reconhecer e atender as necessidades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, atuando numa perspectiva inclusiva que favorece o desenvolvimento dos estudantes. Dessa forma, o presente trabalho objetiva propor uma reflexão sobre o DUA como abordagem que possibilita condições de desenvolvimento da Educação Inclusiva de qualidade para todos. Especialmente, a análise procedida delimita-se na etapa da Educação Infantil. O estudo assume a abordagem qualitativa, viabilizando-se por meio da pesquisa bibliográfica. Os resultados e discussões da pesquisa revelam que os princípios do DUA beneficiam o reconhecimento das limitações e as potencialidades dos alunos em cada habilidade específica exigida e possibilitam atividades coerentes com os diferentes tipos de aprendizagem. As conclusões da pesquisa revelam que os princípios do DUA beneficiam o reconhecimento das limitações e as potencialidades dos alunos em cada habilidade específica exigida e possibilitam atividades coerentes com os diferentes tipos de aprendizagem, o que favorece múltiplas propostas didáticas que investem na Educação Inclusiva e possibilita a aprendizagem dos estudantes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 907 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade Educacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| Título: dc.title | Desenho Universal para Aprendizagem (DUA): perspectivas para uma Educação Inclusiva | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons