Desenho Universal para Aprendizagem (DUA): perspectivas para uma Educação Inclusiva

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves de Oliveira, Gleiciana Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade dos Santos, Thays Vitória-
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa e Silva Luz, Thaizi Helena-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes da Silva, Fabrícia-
Autor(es): dc.contributor.authorLima Barbosa, Ana Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-30T14:10:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-30T14:10:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/948-
identificador: dc.identifier.otherDesenho Universal para Aprendizagem (DUA)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972932-
Resumo: dc.description.abstractImplementar o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na organização da prática pedagógica possibilita adquirir suportes para reconhecer e atender as necessidades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, atuando numa perspectiva inclusiva que favorece o desenvolvimento dos estudantes. Dessa forma, o presente trabalho objetiva propor uma reflexão sobre o DUA como abordagem que possibilita condições de desenvolvimento da Educação Inclusiva de qualidade para todos. Especialmente, a análise procedida delimita-se na etapa da Educação Infantil. O estudo assume a abordagem qualitativa, viabilizando-se por meio da pesquisa bibliográfica. Os resultados e discussões da pesquisa revelam que os princípios do DUA beneficiam o reconhecimento das limitações e as potencialidades dos alunos em cada habilidade específica exigida e possibilitam atividades coerentes com os diferentes tipos de aprendizagem. As conclusões da pesquisa revelam que os princípios do DUA beneficiam o reconhecimento das limitações e as potencialidades dos alunos em cada habilidade específica exigida e possibilitam atividades coerentes com os diferentes tipos de aprendizagem, o que favorece múltiplas propostas didáticas que investem na Educação Inclusiva e possibilita a aprendizagem dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent907 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Universal da Aprendizagem (DUA)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Título: dc.titleDesenho Universal para Aprendizagem (DUA): perspectivas para uma Educação Inclusivapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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