
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Elessandra Ferreira de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Beber, Irene Carrillo Romero | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Trugillo, Edneuza Alves | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Robson Alex | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-30T13:45:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-30T13:45:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertao_Elessandra_F.deO._Silva | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972931 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo, analisar como as ações colaborativas utilizando-se da proposta do Coensino, podem contribuir com o desenvolvimento das crianças, público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma escola de Educação Infantil no município de Sinop-MT. No estudo de revisão bibliográfica, analisou-se a Constituição Federal de 1988, Declaração Mundial da UNESCO (1990), Declaração de Salamanca (1994), a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), a Declaração de Incheon (2015), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n.º 13.005/2014, a Lei n.°13.146/2015, a Resolução n.º 4/2009 e a Normativa Municipal n.º 002/SMEEC/2022. Para composição da fundamentação teórica que discute a Educação Especial em uma perspectiva inclusiva, este trabalho ancorou-se em Mendes (2010), Mantoan (2015 e 2021), Rabelo (2012), Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), Mendes, Almeida e Toyoda (2011), Stopa (2002), Braun e Marin (2013), Capelline e Mendes (2008), dentre outros. A metodologia utilizada é qualitativa, caracterizada como colaborativa, modalidade de investigação que permite à pesquisadora atuar com as professoras do ensino comum e contribuir com a formação docente. A etapa de desenvolvimento da pesquisa de campo iniciou com a realização de uma reunião com as 15 professoras da unidade escolar, que na oportunidade, responderam a um questionário com seis questões semiestruturadas. Na sequência, realizou-se a entrevista, composta por cinco questões gravadas (com gravador de celular) e transcritas, para uma melhor análise dos dados, com a equipe da gestão escolar, composta pela diretora, uma coordenadora pedagógica e a coordenadora da Educação Especial do município de Sinop. Posteriormente, desenvolveu-se a experiência da prática do Coensino em duas salas de Educação Infantil do ensino comum, que atendem o Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). As atividades aconteceram uma vez na semana, com duração de 4 horas, pelo período de quatro meses. O diário de bordo foi um instrumento utilizado nessa etapa, com o intuito de facilitar e organizar o registro das situações pertinentes. Os resultados alcançados com relação à literatura pesquisada mostraram que essa metodologia favorece a inclusão escolar e o progresso de todas as crianças. Após a vivência da proposta no ensino comum, evidenciaram-se as contribuições da proposta para as crianças PAEE. No entanto, constatou-se a necessidade de mais estudos sobre práticas colaborativas e suas possibilidades de desenvolvimento, para haver entre as professoras maior interação e compreensão sobre as contribuições do Coensino para a educação inclusiva. A pesquisa também apontou o anseio das professoras por Formação Continuada que contemple a inclusão escolar. Os dados obtidos possibilitaram a elaboração de um material de apoio pedagógico (Guia Pedagógico) para orientar as professoras da sala comum sobre as possibilidades de ações colaborativas com a professora especialista que atua na sala do AEE, na perspectiva de uma Educação Inclusiva de qualidade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 943KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Coensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| Título: dc.title | O COENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Experiência vivenciada em duas salas de aula no município de Sinop - MT | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertao_Elessandra_F.deO._Silva.pdf | https://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese | 943.45 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972931/2/Dissertao_Elessandra_F.deO._Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons