O COENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Experiência vivenciada em duas salas de aula no município de Sinop - MT

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Elessandra Ferreira de-
Autor(es): dc.contributor.authorBeber, Irene Carrillo Romero-
Autor(es): dc.contributor.authorTrugillo, Edneuza Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Robson Alex-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-30T13:45:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-30T13:45:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-24-
identificador: dc.identifier.otherDissertao_Elessandra_F.deO._Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972931-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo, analisar como as ações colaborativas utilizando-se da proposta do Coensino, podem contribuir com o desenvolvimento das crianças, público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma escola de Educação Infantil no município de Sinop-MT. No estudo de revisão bibliográfica, analisou-se a Constituição Federal de 1988, Declaração Mundial da UNESCO (1990), Declaração de Salamanca (1994), a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), a Declaração de Incheon (2015), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n.º 13.005/2014, a Lei n.°13.146/2015, a Resolução n.º 4/2009 e a Normativa Municipal n.º 002/SMEEC/2022. Para composição da fundamentação teórica que discute a Educação Especial em uma perspectiva inclusiva, este trabalho ancorou-se em Mendes (2010), Mantoan (2015 e 2021), Rabelo (2012), Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), Mendes, Almeida e Toyoda (2011), Stopa (2002), Braun e Marin (2013), Capelline e Mendes (2008), dentre outros. A metodologia utilizada é qualitativa, caracterizada como colaborativa, modalidade de investigação que permite à pesquisadora atuar com as professoras do ensino comum e contribuir com a formação docente. A etapa de desenvolvimento da pesquisa de campo iniciou com a realização de uma reunião com as 15 professoras da unidade escolar, que na oportunidade, responderam a um questionário com seis questões semiestruturadas. Na sequência, realizou-se a entrevista, composta por cinco questões gravadas (com gravador de celular) e transcritas, para uma melhor análise dos dados, com a equipe da gestão escolar, composta pela diretora, uma coordenadora pedagógica e a coordenadora da Educação Especial do município de Sinop. Posteriormente, desenvolveu-se a experiência da prática do Coensino em duas salas de Educação Infantil do ensino comum, que atendem o Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). As atividades aconteceram uma vez na semana, com duração de 4 horas, pelo período de quatro meses. O diário de bordo foi um instrumento utilizado nessa etapa, com o intuito de facilitar e organizar o registro das situações pertinentes. Os resultados alcançados com relação à literatura pesquisada mostraram que essa metodologia favorece a inclusão escolar e o progresso de todas as crianças. Após a vivência da proposta no ensino comum, evidenciaram-se as contribuições da proposta para as crianças PAEE. No entanto, constatou-se a necessidade de mais estudos sobre práticas colaborativas e suas possibilidades de desenvolvimento, para haver entre as professoras maior interação e compreensão sobre as contribuições do Coensino para a educação inclusiva. A pesquisa também apontou o anseio das professoras por Formação Continuada que contemple a inclusão escolar. Os dados obtidos possibilitaram a elaboração de um material de apoio pedagógico (Guia Pedagógico) para orientar as professoras da sala comum sobre as possibilidades de ações colaborativas com a professora especialista que atua na sala do AEE, na perspectiva de uma Educação Inclusiva de qualidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent943KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCoensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Título: dc.titleO COENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Experiência vivenciada em duas salas de aula no município de Sinop - MTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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Arquivos associados:
Dissertao_Elessandra_F.deO._Silva.pdfhttps://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese943.45 kBAdobe PDF/bitstream/capes/972931/2/Dissertao_Elessandra_F.deO._Silva.pdfDownload

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