Quebra-cabeça Fauna Urbana

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMANGINI, Claudio Luiz-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Máriam Trierveiler-
Autor(es): dc.contributor.authorSOARES, Samuel Ronobo-
Autor(es): dc.contributor.authorTRIERVEILER -PEREIRA, Larissa-
Autor(es): dc.contributor.authorGOOD, Caroline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-29T14:46:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-29T14:46:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
identificador: dc.identifier.otherLivroJogo-QuebraCabecaFaunaUrbanapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972918-
Resumo: dc.description.abstractO projeto “Geppetto Majea: maquetaria de jogos educacionais ambientais” surgiu do desdobramento de um projeto de pesquisa de um grupo de professores do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Umuarama, sobre produção de literatura ilustrada para crianças. Sentiu-se a necessidade de ampliar as ferramentas pedagógicas lúdicas para outras faixas etárias e outros níveis de ensino pela criação de jogos. Pelas características do Geppetto Majea, foram agregadas bolsistas e voluntárias do curso de Pedagogia do IFPR Campus Curitiba, e o projeto também se tornou interinstitucional. Coincidentemente, a união de participantes de diversas áreas do conhecimento é uma metáfora de um quebra-cabeça. Assim, o quebra-cabeça Fauna Urbana, inspirado por Dias (2010), foi criado especialmente para atividade de sensibilização ambiental, em que a interligação de peças isoladas, que não dão a dimensão do todo, são extremamente importantes para a compreensão de uma imagem e início de uma discussão sobre diversos assuntos. Dessa forma, a partir de uma matriz básica de quebra-cabeça de 6x6 (seis colunas por seis linhas), foram distribuídas imagens autorais de animais, incluindo o ser humano. Como imagem de fundo do quebra-cabeça foi propositalmente criada uma ilustração do planeta Terra com o polo sul voltado para cima, ao contrário do convencional. Portanto, o recurso que você tem em mãos é um jogo colaborativo que pode ser utilizado como ferramenta para uma dinâmica transdisciplinar na perspectiva da Educação Ambiental crítica ou da Educação para a Sustentabilidade (EpS).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15.242kBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuebra-cabeçapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSensibilização ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidadept_BR
Título: dc.titleQuebra-cabeça Fauna Urbanapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Aparece nas coleções:Jogos

Arquivos associados:
LivroJogo-QuebraCabecaFaunaUrbana - Máriam Trierveiler Pereira.pdfhttps://ifpr.edu.br/umuarama/wp-content/uploads/sites/26/2024/12/LivroJogo-QuebraCabecaFaunaUrbana.pdf15.24 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972918/2/LivroJogo-QuebraCabecaFaunaUrbana - Máriam Trierveiler Pereira.pdfDownload

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