Educação ambiental e a Rebio Duas Bocas: práticas e narrativas como caminhos para o pertencimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMILANESI, Maria Aparecida Beltrame-
Autor(es): dc.contributor.authorCUNHA, Marcelo Durão Rodrigues da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-29T14:10:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-29T14:10:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-10-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_EDUCACIONAL_Educação_Ambiental_Rebio_Duas_Bocaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972917-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo parte do princípio de que as Unidades de Conservação são importantes espaços geradores de conhecimento científico, os quais devem ser socializados para fomentar reflexões sobre o meio ambiente, buscando sensibilizar a população quanto à importância da conservação da biodiversidade. Buscamos, assim, estimular práticas pedagógicas que promovam o reencontro com a natureza, embasadas em relações que consolidem sentimentos de afeto, respeito, pertencimento e proteção ao meio no qual estamos inseridos. A presente pesquisa tem como objetivo compreender, por meio de narrativas e práticas em Educação Ambiental, como se dá o sentimento de pertencimento dos alunos em relação à Reserva Biológica de Duas Bocas, situada no município de Cariacica. Para isso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: investigar, por meio das narrativas dos alunos, como se manifesta o sentimento de pertencimento (ou a ausência dele) em relação à reserva; e promover atividades educativas que sensibilizem para o pertencimento e para a Educação Ambiental. Quanto ao tipo de pesquisa, esta é qualitativa, utilizando pressupostos teórico-metodológicos do tipo participante, na qual os sujeitos envolvidos na problemática foram os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Rodrigues Sobrinhos, localizados no bairro Flor do Campo, no município de Cariacica-ES. A pesquisa envolveu desde o planejamento até a realização de atividades lúdicas e educativas com os alunos no espaço da escola e da reserva, contando com a participação efetiva deles. Para isso, foram utilizados recursos facilitadores com temas relacionados à Educação Ambiental. No campo teórico, priorizamos autores que dialogam com a temática de Educação Ambiental, como Laís Mourão Sá, Antonio Carlos Diegues, entre outros. Em relação à produção de dados, a pesquisa apresenta, por meio dos instrumentos utilizados, anotações no diário de campo que detalham as vivências, bem como a observação participante. Além disso, foram consideradas todas as experiências dos alunos durante as atividades, realizadas de forma individual e coletiva, incluindo escritos, narrativas, desenhos, rodas de conversa, questionários e práticas lúdicas. A partir das atividades e vivências experimentadas, foi produzido um material educativo no formato de e-book como produto educacional. Assim, ao final da pesquisa, espera-se que o produto alcance outras unidades de ensino e espaços não formais, desperte o sentimento de pertencimento, cuidado, afeto e responsabilidade em relação à preservação socioambientalpt_BR
Tamanho: dc.format.extent15,9MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPertencimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUnidade de Conservaçãopt_BR
Título: dc.titleEducação ambiental e a Rebio Duas Bocas: práticas e narrativas como caminhos para o pertencimentopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons