
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MILANESI, Maria Aparecida Beltrame | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CUNHA, Marcelo Durão Rodrigues da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-29T14:10:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-29T14:10:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PRODUTO_EDUCACIONAL_Educação_Ambiental_Rebio_Duas_Bocas | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972917 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo parte do princípio de que as Unidades de Conservação são importantes espaços geradores de conhecimento científico, os quais devem ser socializados para fomentar reflexões sobre o meio ambiente, buscando sensibilizar a população quanto à importância da conservação da biodiversidade. Buscamos, assim, estimular práticas pedagógicas que promovam o reencontro com a natureza, embasadas em relações que consolidem sentimentos de afeto, respeito, pertencimento e proteção ao meio no qual estamos inseridos. A presente pesquisa tem como objetivo compreender, por meio de narrativas e práticas em Educação Ambiental, como se dá o sentimento de pertencimento dos alunos em relação à Reserva Biológica de Duas Bocas, situada no município de Cariacica. Para isso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: investigar, por meio das narrativas dos alunos, como se manifesta o sentimento de pertencimento (ou a ausência dele) em relação à reserva; e promover atividades educativas que sensibilizem para o pertencimento e para a Educação Ambiental. Quanto ao tipo de pesquisa, esta é qualitativa, utilizando pressupostos teórico-metodológicos do tipo participante, na qual os sujeitos envolvidos na problemática foram os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Rodrigues Sobrinhos, localizados no bairro Flor do Campo, no município de Cariacica-ES. A pesquisa envolveu desde o planejamento até a realização de atividades lúdicas e educativas com os alunos no espaço da escola e da reserva, contando com a participação efetiva deles. Para isso, foram utilizados recursos facilitadores com temas relacionados à Educação Ambiental. No campo teórico, priorizamos autores que dialogam com a temática de Educação Ambiental, como Laís Mourão Sá, Antonio Carlos Diegues, entre outros. Em relação à produção de dados, a pesquisa apresenta, por meio dos instrumentos utilizados, anotações no diário de campo que detalham as vivências, bem como a observação participante. Além disso, foram consideradas todas as experiências dos alunos durante as atividades, realizadas de forma individual e coletiva, incluindo escritos, narrativas, desenhos, rodas de conversa, questionários e práticas lúdicas. A partir das atividades e vivências experimentadas, foi produzido um material educativo no formato de e-book como produto educacional. Assim, ao final da pesquisa, espera-se que o produto alcance outras unidades de ensino e espaços não formais, desperte o sentimento de pertencimento, cuidado, afeto e responsabilidade em relação à preservação socioambiental | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 15,9MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Pertencimento | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Unidade de Conservação | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação ambiental e a Rebio Duas Bocas: práticas e narrativas como caminhos para o pertencimento | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Humanidades | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PRODUTO_EDUCACIONAL_Educação_Ambiental_Rebio_Duas_Bocas.pdf | 16,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972917/2/PRODUTO_EDUCACIONAL_Educação_Ambiental_Rebio_Duas_Bocas.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons