ALMANAQUE MAKER: MATEMÁTICA EM AÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFIGUEIREDO, THIAGO BEZERRA-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, BÁRBARA NIVALDA PALHARINI ALVIM-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-29T13:42:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-29T13:42:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
identificador: dc.identifier.otherALMANAQUE MAKER: MATEMÁTICA EM AÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972915-
Resumo: dc.description.abstractCaro(a) professor(a), Em meio aos desafios da educação contemporânea, somos constantemente provocados a repensar nossas práticas e metodologias para acompanhar as transformações de um mundo cada vez mais dinâmico e tecnologicamente integrado. Nesse cenário, a Cultura Maker tem se destacado como uma abordagem pedagógica inovadora, que coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem, valorizando a prática, a colaboração e a criatividade — elementos tão essenciais na formação dos sujeitos do século XXI (Raabe et al., 2017; Jacopucci, 2021). Inspirada na filosofia do "faça você mesmo" (do it yourself) e também no "faça com os outros" (do it with others), essa cultura propõe a experimentação como caminho para o aprendizado, promovendo o acesso e a apropriação de saberes técnicos por meio da prática. É nesse espírito de inovação e diálogo com as novas demandas educacionais que lhe apresento o Produto Educacional aqui proposto. Nosso objetivo é articular duas abordagens potentes: a Modelagem Matemática e a Cultura Maker. A proposta convida você a explorar atividades em que a Modelagem Matemática funcione como eixo estruturante na organização dos conteúdos curriculares, em experiências que se entrelacem com os princípios da Cultura Maker. A pesquisa busca integrar as etapas da Modelagem Matemática ao processo de criação de projetos maker, oferecendo uma estrutura conceitual que apoie a investigação e a resolução de problemas. Ao alinharmos a Cultura Maker às fases da Modelagem Matemática, conforme apresentadas por Almeida, Silva e Vertuan (2016), pretendemos criar espaços para que nossos estudantes desenvolvam habilidades essenciais como o pensamento crítico, criativo e colaborativo. Convido você a caminhar conosco nessa proposta, onde teoria e prática se entrelaçam, e onde a sala de aula se transforma em um ambiente de criação, experimentação e aprendizado. Este produto educacional está estruturado em três atividades principais, cada uma delas concebida para abordar diferentes aspectos do processo de aprendizagem maker e para desenvolver competências como a resolução de problemas, o pensamento crítico e a colaboração. A primeira atividade tem como objetivo introduzir os fundamentos da modelagem e da Cultura Maker, proporcionando aos alunos uma compreensão teórica que servirá de base para as outras etapas. Já na segunda atividade temos uma ação de segundo momento no qual o aluno tem mais autonomia criativa e pôr fim a última atividade o aluno é livre para realizar todas as etapas até a criação do protótipo final. A Produção Técnica-Tecnológica apresentada neste documento é parte integrante da Dissertação de Mestrado Intitulada Modelagem Matemática e Cultura Maker: possibilidades para os anos iniciais do ensino fundamental O Almanaque Maker: Matemática em Ação é um material desenvolvido como um produto educacional para ajudar no desenvolvimento de atividades relacionado a Modelagem Matemática com a Cultura Maker para alunos no dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental preferencialmente para os alunos entre 3º ao 5º ano, sendo que esse produto pode compreender: Podem ser mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais, jogos eletrônicos educacionais etc.); protótipos educacionais e materiais para atividades experimentais; propostas de ensino (sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção etc.); material textual (manuais, guias, textos de apoio, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares); materiais interativos (jogos, kits e similares); atividades de extensão (exposições científicas, cursos, oficinas, ciclos de palestras, exposições, atividades de divulgação científica e outras). UENP (2024) Assim, partindo da multiplicidade de possibilidade para o desenvolvimento do produto educacional, elencamos a criação de um almanaque que é compreendido como uma coleção especial podendo ser de histórias, geralmente em quadrinhos, além de se referir como uma coleção de conhecimentos, cultura podendo incluir artigos sobre uma variedade de tópicos, como ciência, história, cultura popular e entretenimento, ou seja, inclui uma variedade de temas e contexto dependo do objetivo e do público para o qual ele é direcionado. Esta produção é composta com 3 atividades sendo elas: • A Catapulta com Palitos de Picolé: Explorando Conceitos de Física e Geometria; • Suporte para celular criativo; • Carrinho automático: reciclagem em ação As atividades foram pensadas de modo a auxiliar na introdução tanto para o professor, quanto para o aluno nas atividades de Modelagem Matemática e a Cultura Maker, desta forma os recursos a serem utilizados foram pensados em ser os mais acessíveis de modo a despertar o interesse e que consequentemente possamos evoluir e introduzir atividades com recursos mais elaborados e presentes na Cutura Maker como por exemplo a impressora 3D. As atividades poderão ser modificadas de acordo com a realidade de cada professor, tendo como parâmetro o nível de escolaridade dos alunos e os recursos disponíveis. O Almanaque Maker: Matemática em Ação, apresenta uma abordagem didática integrando fundamentos teóricos e práticos para a aplicação da Modelagem Matemática no contexto da Cultura Maker. Com o objetivo de subsidiar o trabalho docente, o Almanaque apresenta elementos teóricos fundamentais para que o professor compreenda os conceitos essenciais da Modelagem Matemática e da Cultura Maker. São abordados aspectos pedagógicos e estratégias didáticas que facilitam a aplicação dessa abordagem para o aluno do Ensino Fundamental dos anos Iniciais. Além da fundamentação teórica, o Almanaque Maker: Matemática em Ação, oferece um conjunto de sugestões e diretrizes práticas para auxiliar os professores no desenvolvimento das atividades. São apresentadas orientações detalhadas sobre como estruturar as propostas, selecionar os materiais adequados e conduzir os estudantes ao longo das etapas do processo de modelagem e construção. Essas recomendações visam não apenas facilitar a implementação das atividades, mas também incentivar uma postura investigativa e colaborativa por parte dos alunos, promovendo a autonomia e o engajamento no processo de aprendizagem. Dessa forma, o Almanaque Maker: Matemática em Ação se configura como um recurso pedagógico valioso, proporcionando aos educadores ferramentas para inovar em suas práticas e tornar o ensino mais dinâmico e significativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,38 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Makept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSistematizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArticulaçãopt_BR
Título: dc.titleALMANAQUE MAKER: MATEMÁTICA EM AÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons