A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMAGALHÃES, DRIELEN DOS SANTOS-
Autor(es): dc.contributor.authorBRUGNERA, ELISANGELA DIAS-
Autor(es): dc.contributor.authorCrubelati, Ariele Mazotti-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Aline Fernanda Ventura Sávio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-29T13:20:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-29T13:20:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-30-
identificador: dc.identifier.otherverso_final__Dissertao_Drielen_dos_Santos_Magalhespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972913-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa investiga o impacto do uso de tecnologia assistiva na alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo práticas educacionais que integram o uso desses recursos na aprendizagem dos estudantes. O objetivo é analisar como o desenvolvimento e a aplicação de materiais complementares ao livro didático, utilizando recursos de Tecnologia Assistiva durante a formação continuada, podem facilitar o processo de alfabetização de crianças com TEA. Esta pesquisa tem como questão norteadora a seguinte pergunta: Como, em um contexto de formação continuada, o uso e desenvolvimento de recursos de Tecnologia Assistiva, como materiais complementares ao livro didático, podem contribuir com o processo de alfabetização de estudantes com TEA? A metodologia adotada é qualitativa e exploratória, sendo um estudo de caso com características de pesquisa-ação. Como produto educacional, foi desenvolvido um curso de formação para professores, intitulado "Tecnologia Assistiva na Alfabetização de Estudantes com TEA", oferecido às professoras de primeiro e segundo ano do ensino fundamental, que atuam nas turmas de alfabetização, da Escola Municipal de Educação Básica Professora Tereza Lobo, em Cuiabá – MT, onde a pesquisadora trabalha. Esse curso foi validado por meio de atividades práticas com alunos com TEA em processo de alfabetização, demonstrando que o produto educacional auxiliou os professores a implementar atividades mais eficazes para a alfabetização desses alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,56MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro autista (TEA)pt_BR
Título: dc.titleA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
verso_final__Dissertao_Drielen_dos_Santos_Magalhes.pdfhttps://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese2,62 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972913/2/verso_final__Dissertao_Drielen_dos_Santos_Magalhes.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons