Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MAGALHÃES, DRIELEN DOS SANTOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BRUGNERA, ELISANGELA DIAS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Crubelati, Ariele Mazotti | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Aline Fernanda Ventura Sávio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-29T13:20:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-29T13:20:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | verso_final__Dissertao_Drielen_dos_Santos_Magalhes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972913 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga o impacto do uso de tecnologia assistiva na alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo práticas educacionais que integram o uso desses recursos na aprendizagem dos estudantes. O objetivo é analisar como o desenvolvimento e a aplicação de materiais complementares ao livro didático, utilizando recursos de Tecnologia Assistiva durante a formação continuada, podem facilitar o processo de alfabetização de crianças com TEA. Esta pesquisa tem como questão norteadora a seguinte pergunta: Como, em um contexto de formação continuada, o uso e desenvolvimento de recursos de Tecnologia Assistiva, como materiais complementares ao livro didático, podem contribuir com o processo de alfabetização de estudantes com TEA? A metodologia adotada é qualitativa e exploratória, sendo um estudo de caso com características de pesquisa-ação. Como produto educacional, foi desenvolvido um curso de formação para professores, intitulado "Tecnologia Assistiva na Alfabetização de Estudantes com TEA", oferecido às professoras de primeiro e segundo ano do ensino fundamental, que atuam nas turmas de alfabetização, da Escola Municipal de Educação Básica Professora Tereza Lobo, em Cuiabá – MT, onde a pesquisadora trabalha. Esse curso foi validado por meio de atividades práticas com alunos com TEA em processo de alfabetização, demonstrando que o produto educacional auxiliou os professores a implementar atividades mais eficazes para a alfabetização desses alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,56MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro autista (TEA) | pt_BR |
Título: dc.title | A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
verso_final__Dissertao_Drielen_dos_Santos_Magalhes.pdf | https://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese | 2,62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972913/2/verso_final__Dissertao_Drielen_dos_Santos_Magalhes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons